Índice:
A campanha do Imposto de Renda 2018 começou no dia 2 de abril, momento em que nós, espanhóis, devemos acertar as contas com o Tesouro. Um processo que ano após ano tenta ser menos traumático e mais acessível a todos os usuários. É por isso que, para várias edições, já é possível gerenciá-lo completamente do celular. Para isso apenas necessitamos de duas aplicações: Agência Fiscal, para realizar todos os processos e reportar a nossa situação fiscal, e PIN para tornar tudo isso seguro.
O problema ocorre quando falha o aplicativo Agência Tributária que, no momento em que este artigo está sendo escrito, desapareceu para a plataforma AndroidE é que nem os links do site oficial da Agência Tributária para a Google Play Store oferecem resultados.
Entramos em contato com o suporte técnico da Receita Federal para saber o ocorrido. Embora tudo indique que é uma falha técnica que se insinuou na última versão do aplicativo para Android. Ou pelo menos isso pode ser visto nos comentários recebidos pela conta comentada de suporte técnico na rede social Twitter, onde relata falhas ao entrar no serviço Renta Web via celular . Mas, então, o que fazemos?
Como consultar ou apresentar os Rendimentos 2018 do seu telemóvel sem a app
A alternativa mais útil e possível para consultar ou enviar a declaração do Imposto de Renda 2018 pelo celular é usar a versão web da página da Agência Tributária.Basicamente seria fazer a mesma coisa que faríamos de um computador, mas através da tela sensível ao toque do celular. Claro, através do navegador web de plantão (geralmente Google Chrome se for usado o Android), ao invés do aplicativo Agência Fiscal.
As diferenças estão mais no design e na experiência do usuário do que no processo. Assim, a partir do site encontraremos todos os menus, opções e serviços à disposição da Agência Tributária, em vez de nos focarmos nos processos de Rendimentos 2018 que a aplicação apresenta de forma mais detalhada e acessível. O bom é que esta versão web tem design responsivo, portanto se adapta às proporções e tamanhos de qualquer tela do celular para deixá-la o mais confortável possível.
- A primeira coisa a fazer é entrar na página web www.agenciatributaria.es. Basta digitar essas letras na barra de endereços no topo da tela, ou escrever “agência fiscal” diretamente no buscador Google para acessar a primeira resposta dele.
- Em seguida, procuramos a seção Renda 2018. Possui um ícone próprio na parte central da tela, junto com o restante das campanhas e seções importantes do site.
- A partir daqui são apresentadas as diferentes opções relacionadas com o Imposto sobre o Rendimento 2018. Podemos obter o número de referência para iniciar o seu processamento, consultar os nossos dados fiscais recolhidos por esta instituição, solicitar uma marcação para que um especialista agente pode tirar dúvidas ou preencher o Imposto de Renda 2018 ou, o mais importante, digitar Renta WEB para verificar o andamento do processamento ou revisar e apresentar a minuta.
- Ao clicar em qualquer uma dessas opções, principalmente se quisermos entrar no serviço Renta WEB, somos solicitados a escolher um tipo de acesso. É o mesmo passo que no aplicativo ou na versão web para computadores. Assim, devemos escolher entre o certificado eletrónico (disponível apenas em computador), o PIN ou a referência da nossa declaração anterior. Seja qual for a opção que escolhermos (PIN ou número de referência), a experiência será a mesma que no computador. Aqui precisamos do número de referência de nosso extrato anterior ou usar o aplicativo PIN para acessar nossos dados com segurança.
- O resto do processo é o mesmo. Podemos ir página por página para revisar os dados de impostos, deduções, retenções e demais seções da Demonstração de Resultados de 2018. E, claro, apresentá-la.
