Índice:
Se você conhece o termo picture-in-picture você conhece em primeira mão suas virtudes. E é uma função muito útil, independentemente do aplicativo, para visualizar o conteúdo e poder navegar pelo restante do terminal (menus e outros aplicativos) sem tirar os olhos dele. Algo que está disponível no YouTube há muito tempo, mas inicialmente limitado exclusivamente a usuários Premium ou pagos. Agora parece que abre a temporada para outros usuários.
Até agora, quando você estava assistindo a um vídeo do YouTube e pressionava seu celular Android, o vídeo continuava sendo reproduzido enquanto você movia o aplicativo em busca de novos conteúdos para assistir. Este conceito era limitado se você saísse completamente do aplicativo, para o desktop móvel, por exemplo, e quisesse continuar assistindo ao vídeo. Em seguida, a reprodução é interrompida e o balão de vídeo é fechado com o aplicativo. Bem, isso é o que começou a mudar.
E dizemos iniciado porque, como qualquer serviço que vem do Google, ele costuma fazê-lo de maneira passo a passo e lento No momento, as fontes falam sobre vários usuários na Itália que já têm essa função disponível para uso. Um passo e tanto se levarmos em conta que, até o momento, apenas os usuários americanos desfrutaram do verdadeiro picture-in-picture do YouTube.Ainda que a possibilidade de fazer isso esteja disponível desde a chegada do Android Oreo, há quase dois anos.
O importante da notícia não é apenas que o YouTube bane essa função fora dos Estados Unidos, mas também o faz fora de qualquer plano de pagamento ou serviço Premiumcomo era o YouTube Red em sua época. Desta forma, todos os usuários, sem ter que pagar dinheiro, poderão começar a assistir a vídeos do YouTube enquanto executam outras tarefas diretamente em seus telefones Android.
Algo parecido com o que já acontece no WhatsApp quando você recebe um link para um vídeo do YouTube. Podemos clicar para reproduzi-lo e começar a assisti-lo no mesmo chat em que o recebemos, mas também voltar para a tela de conversas e continuar com um chat completamente diferente sem perder um segundo de reprodução
Como ativar o recurso Picture-in-picture no YouTube
Para descobrir se você é um dos sortudos por ter o recurso picture-in-picture do YouTube, tudo o que você precisa fazer é atualizar seu aplicativo para a versão mais recente. Em seguida, abra-o e clique no canto superior direito (sua foto de usuário do Google) para exibir o menu. Role para baixo até a última seção e clique em Configurações
Na nova tela que aparece você deve passar para a seção Geral Aqui é onde o picture-in-picture ou image-in -image, e de onde podemos ativá-lo ou desativá-lo. Obviamente, se estiver ativo, poderemos verificar como, enquanto reproduzimos um vídeo, teremos o restante do terminal acessível sem pausar ou cortar o vídeo. Ou seja, podemos abrir outro aplicativo, pular para a área de trabalho do terminal, verificar as mensagens do WhatsApp, etc. Tudo isso enquanto o vídeo continua sendo exibido em uma bolha acima do restante do conteúdo.
Portanto, será necessário fechar o balão para interromper a reprodução do vídeo no modo picture-in-picture. Dessa forma, podemos interromper o som e o vídeo para evitar efetivamente continuar a reprodução, mesmo se sairmos do YouTube.
Enquanto isso, se o menu Configurações não mostrar a função Picture-in-picture, você pode apenas esperar para o YouTube fazer também disponível no seu celular Android. Um período que não está confirmado. E é que a função ainda nem foi coletada na página de suporte. Portanto, provavelmente sua chegada será lenta e escalonada.
Informações via AndroidHeadlines e 9to5Google