É assim que o Google ganha dinheiro com o Google Maps
Índice:
Uma das grandes incógnitas que o usuário de aplicativos do Google pode ter é como o gigante da Internet ganha dinheiro com eles se, em teoria, os usamos 'de graça'. E colocamos 'grátis' entre aspas porque a entrega de centenas de dados pessoais deve ser considerada um pagamento, e não qualquer um. No entanto, o gigante da Internet tem vindo a introduzir funcionalidades e novidades nas suas aplicações para as rentabilizar porque, aparentemente, não se fartam com a informação que extraem dos nossos hábitos, costumes e percursos de viagem.
Anúncios no Google Maps para monetizar o aplicativo
Estamos falando especificamente do Google Maps e de funções como poder solicitar um carro no Uber ou Cabify ou a lista de locais patrocinados quando buscamos no próprio aplicativo. Em um futuro não muito distante, o Maps poderá se integrar mais ao aplicativo já que, segundo palavras da própria empresa, é o aplicativo que menos benefícios obtém entre todos os que possui. E é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para o nosso dia-a-dia... principalmente para quem está sempre perdido na cidade ou para quem, por motivos de trabalho, costuma deslocar-se entre vários locais.
Um exemplo de incorporado no Google Maps pode ser o seguinte: ao definir uma rota no aplicativo para ir do local A ao local B ao longo do caminho, você pode encontrar estabelecimentos que possam lhe interessar, principalmente se o local para onde você vai estiver relacionado a ele.Esses estabelecimentos 'relacionados' poderiam aparecer em algum lugar da tela (após o pagamento do anúncio pelo referido estabelecimento) para que o usuário, em seu caminho, tivesse à disposição algumas alternativas interessantes a ele.
No entanto, e como avisámos no início, na aplicação Google Maps já descobrimos que não a podíamos descrever como 'encoberta' mas que está suficientemente camuflada como para que não perturbe ou seja muito intrusivo para o usuário. E é que quando procuramos um lugar para ir, os lugares patrocinados já aparecem nos resultados, como quando fazemos uma busca global no navegador Google. Resta-nos aguardar o que o Maps nos reserva nas suas futuras atualizações.
