Há surpresas e surpresas desagradáveis. E depois descobrir em seu extrato bancário o pagamento de um aplicativo que você apenas experimentou e não tem o menor interesse. Bem, é isso que a Apple quer evitar, e é por isso que protegeu os usuários de iPhone e iPad. Fê-lo com uma simples janela pop-up na sua App Store, com a qual evita que o Face ID ou o Touch ID subscrevam acidentalmente os utilizadores nos diferentes serviços oferecidos.
A partir de agora na App Store, quando você interagir com um aplicativo ou serviço pago, uma janela pop-up fará você questionar o processo. Isso aparecerá logo após a efetivação da transação. Com Face ID ou com Touch ID. Dessa forma, informa ao usuário que ele está prestes a assinar um serviço E, ao lado desse texto, pergunta se deseja confirmar ou não a ação ele acabou de se apresentar. Uma etapa que parece trivial, mas que é muito bem pensada para evitar muitos problemas, além de também dar transparência ao processo de compra na App Store.
Uau! A Apple adicionou uma etapa de confirmação adicional para assinaturas. Este novo alerta vem depois que você confirma com Touch ID/Face ID. Espero que eles resolvam isso de uma maneira mais elegante no iOS 13, mas estou emocionado que a Apple tenha dado um passo definitivo para conter as assinaturas fraudulentas. ?? @pschiller pic.twitter.com/oktaEVdx0o
- David Barnard (@drbarnard) 11 de abril de 2019
O sistema chega em decorrência de um problema que deixou de ser apenas um erro do usuário. E é que, conforme relatado em The Verge, alguns desenvolvedores estavam usando certos truques para inscrever usuários sem informá-los adequadamente. Por exemplo, fala-se de aplicativos de saúde que exigiam pressionar o botão Home do iPhone, onde o sensor de impressão digital Touch ID está alojado, com a desculpa de coletar algum tipo de dados de condicionamento físico. O que esses aplicativos não informaram ao usuário é que com isso eles estavam dando seu consentimento para a assinatura de um serviço pago
Também existem outros casos em que esta mensagem de alerta de assinatura é útil. E é que muitos dos aplicativos não informam o usuário adequadamente. Muitos deles pedem seus dados bancários para aproveitar o teste gratuito O que nem sempre fica claro é que, após esse período, a assinatura é ativada e o pagamento é feito torna-se eficaz.Com o consequente débito na conta do utilizador.
Apple cuida do usuário de sua App Store com cuidado. Já demonstrou isso desde janeiro quando pediu aos desenvolvedores que especificassem o valor total da assinatura na tela de informações desses serviços Um processo de transparência que pretende para nos deixar Nenhuma notícia no futuro semelhante à de crianças que gastam milhares de euros para os pais em um jogo, ou que ficam arruinadas ao assinar involuntariamente diversos serviços.