O Google Maps pode indicar se o seu próximo trem ou metrô está lotado
O Google Maps bebe cada vez mais do Waze, o conhecido aplicativo de GPS para motoristas que o gigante Google acabou adquirindo. Ele se baseia em sua filosofia de compartilhamento de dados entre os usuários para ser mais útil e relatar de forma realista qualquer detalhe das viagens. A mais recente proposta do Google Maps consiste em perguntar aos usuários se o trem em que eles embarcaram está cheio ou não Informações que posteriormente serão compartilhadas com outros usuários para informar sobre possíveis rotas alternativas .Claro, no momento a função está em desenvolvimento.
Até agora, o Google usa algoritmos que ajudam a entender se um lugar está sendo visitado por muitas ou poucas pessoas em determinados horários do dia. Mas essa tecnologia não é tão útil para antecipar altos picos de passageiros no transporte público. Assim, sem pensar duas vezes, o Google Maps começou a perguntar aos viajantes sobre o transporte lotado. Embora na verdade já tenha começado a fazer agora no Android, enquanto no iPhone as perguntas estão aparecendo há alguns meses.
De acordo com o Android Police, usuários de Tóquio, Paris, Nova York ou Suécia compartilharam suas dúvidas sobre transporte público . Portanto, parece que o Google já está realizando seus testes internacionalmente.O que pode nos dar uma pista do quanto está próximo de lançar uma nova função para informar ao usuário a densidade de passageiros de determinado transporte público.
A pergunta chega como uma notificação no Google Maps. Os usuários são alertados com um aviso que, ao ser pressionado, os leva ao aplicativo de mapas para mostrar um cartão. Nela, eles são questionados sobre o quão lotado está o carro em que estão viajando e recebem várias respostas: há muitos assentos livres, poucos assentos livres, apenas espaço para ficar em pé, lotado até mesmo espaço para ficar em pé ou desconhecido
Espero que esta informação ajude o próximo viajante a saber o quão ocupado está o meio de transporte que vai utilizar. Ou se você quiser usar uma rota alternativa para evitá-lo.
O Google já havia avisado no ano passado que iria colaborar com empresas de transporte público de diferentes cidades para tentar indicar esse tipo de problema antes de pegar o ônibus, trem ou metrô. No entanto, parece mais viável contar com o apoio coletivo dos próprios usuários para encontrar essas informações e compartilhá-las com outros viajantes. No entanto, no momento não se sabe quando e onde essas informações serão exibidas. E é que as notificações com perguntas para os viajantes ainda são limitadas.
