BlackBerry Messenger encerrado definitivamente em maio
O aplicativo de mensagens instantâneas para iOS e Android BlackBerry Messenger será encerrado definitivamente no dia 31 de maio, ou seja, em pouco mais de um mês. A empresa explicou que usuários terão até aquele dia para baixar todas as fotos,vídeos ou arquivos que desejam manter. Claro, não será possível exportar os contatos e o feed. Também não são BBMoji e BBM Stickers, que podem ser usados até que o aplicativo seja fechado.
Foi a crónica de um falecimento anunciado, apesar de a empresa não ter explicado as razões deste encerramento, nem ter fornecido o número de utilizadores únicos que a app teve. O BlackBerry Messenger nasceu em 21 de outubro de 2013, obtendo 20 milhões de downloads em apenas uma semana. Esse número vem caindo drasticamente ao longo do tempo. Pode-se dizer que a plataforma não tem conseguido acompanhar rivais como o Facebook, o grande gigante da internet mobile comunicações.
Da empresa, eles afirmam que colocaram seus corações para tornar isso uma realidade e estão orgulhosos do que construíram até agora. O BlackBerry Messenger, gerido pela empresa indonésia Emtek, foi várias vezes atualizado com novas funções. Entre elas podemos destacar chamadas de voz, serviço multiplataforma ou a possibilidade de enviar arquivos de áudio.A verdade é que tudo isto não tem sido suficiente para nos mantermos à tona, pois são características que vemos noutras ferramentas concorrentes como o WhatsApp.
BlackBerry Messenger bloqueia a versão do usuário. A versão para empresas (BBM Enterprise) continuará ativa e também será gratuita por um ano. Esta plataforma propõe um modelo avançado de segurança para gerenciar mensagens e comunicações de voz e vídeo nos dispositivos dos usuários. É seu principal trunfo: preservar a comunicação empresarial e manter sua segurança.
