Google Fotos pede ajuda aos usuários para melhorar o reconhecimento
Índice:
O agrupamento do Google Fotos por reconhecimento facial é um dos recursos mais impressionantes do serviço. Com esta funcionalidade pode não só ver todas as suas fotos ou as do seu animal de estimação, como também é possível especificar que a aplicação lhe mostre as suas fotos algures no mundo e até as suas fotos com o seu animal de estimação. O que começou como um experimento agora nos permite pesquisar em milhares de fotos e encontrar tudo de primeira. Você deve ter o backup do Google Fotos ativado para que esse recurso funcione.
O Google, apesar de tudo, sabe que seus algoritmos não são infalíveis e ainda existem muitos casos em que não consegue identificar determinados rostos ou pessoas, ou ainda tende a misturar fotos de várias pessoas em uma só. O Google sabe disso e para isso lançou uma nova opção que pede aos usuários que os ajudem nessa tarefa. É uma funcionalidade que já vimos há pouco mais de um mês na aplicação, embora apenas num número reduzido de utilizadores.
Como melhorar o reconhecimento facial no Google Fotos?
Para entrar nesta seção você deve ir ao Google Fotos e acessar um dos diferentes filtros, por exemplo, Pessoas e animais de estimação. Você verá um novo pop-up perguntando se deseja ajudar a melhorar os resultados.Você pode escolher entre 3 opções (igual, diferente ou não tenho certeza). Com esta resposta você ajudará o algoritmo a diferenciar as pessoas como podemos ver no Android Police.
Observe que, se você usar esta dica, verá as imagens em tela cheia e poderá escolher se são iguais ou não. Com este pequeno gesto você ajuda o Google a melhorar seu reconhecimento facial perguntando se as imagens exibidas são ou não as mesmas pessoas. Por algum tempo, o aplicativo também nos permite fazer o mesmo com outras imagens, como animais, carros e todo tipo de coisas.
Vimos esse recurso há mais de um mês no aplicativo, então não é "totalmente novo". Apesar disso, esse recurso vai além do anterior e, em vez de nos pedir uma opinião, quer ajudar o algoritmo a separar e diferenciar rostos que acredita serem exatamente a mesma pessoa As câmeras não são perfeitas e em certas situações pode ser difícil até para nós mesmos.