Índice:
Facebook está trabalhando duro para acabar com a disseminação de notícias falsas em suas plataformas. O Facebook penalizou o conteúdo de notícias falsas em sua plataforma principal por muito tempo e agora essa medida também chegará ao Instagram. A plataforma social usará um processo semelhante ao de seu homônimo para reduzir o alcance desse tipo de postagem Às vezes, também pode eliminá-los, dependendo da magnitude do o problema.
La noticia llega desde Poynter donde hablan de los esfuerzos de Instagram por eliminar de la red el contenido falso que puede influir de forma negativa na sociedade.Não podemos esquecer que as fake news são uma grande ferramenta política e podem mudar o futuro de uma nação. O Facebook aplicou essas medidas em sua plataforma em 2016. Todo esse processo será monitorado para evitar problemas.
Instagram não é amigo de fake news
Postagens do Instagram identificadas como falsas (ou notícias falsas) não aparecerão mais na guia Explorar e não aparecerão na pesquisa em nenhum dos dois hashtags. Será uma ação automática que impedirá a propagação de conteúdo inverídico.
A grande dúvida de muitos usuários é por que o Instagram está escolhendo reduzir o alcance de notícias falsas e não eliminá-las diretamente. Uma pessoa que é seguidora de perfis desse tipo continuará vendo essas publicações na página principal.Outra das grandes diferenças com o Facebook é que o Instagram não mostrará ao usuário nenhum tipo de aviso insinuando que são publicações de baixa qualidade e que não devem ser compartilhadas. Embora, para ser honesto, as postagens do Instagram geralmente não sejam compartilhadas. Só recentemente o aplicativo permite que você compartilhe seu conteúdo externamente.
A web está inundada com conteúdo de baixa qualidade e o Facebook deve continuar trabalhando para evitar que esse tipo de notícia se torne viral. Muitos usuários dizem que essas medidas não são suficientes e que nada mais é do que uma reforma para os acionistas. O que você acha dos mecanismos de combate às notícias falsas das redes de Zuckerberg?
A empresa também atuou no WhatsApp, onde notificará o número de compartilhamentos de uma publicação e onde tentará impedir a disseminação de conteúdo desse estilo.