Novo Google Assistant: mais rápido
Índice:
- Multitarefa em vários aplicativos
- Duplex, o preenchimento automático do Google Assistant
- Um assistente mais pessoal
- Um novo estilo de direção
- Chega de “OK Google, desligue o alarme”
No Google, eles não ficam de braços cruzados. É por isso que eles chamam a atenção ano após ano em sua conferência de desenvolvedores, o conhecido Google I/O. Durante este dia 7 de maio decorreu a sua última edição, um encontro em que falaram sobre várias vertentes do sistema operativo Android e alguns dos serviços que nele são prestados. Entre eles, destacam-se as novidades em torno do Google Assistant Uma ferramenta que evoluirá ao longo deste ano para se tornar mais rápida e útil para todos os tipos de usuários.
Os engenheiros do Google criaram novos modelos de compreensão de linguagem e transcrição de texto. Dessa forma, eles conseguiram acelerar o atual sistema do Google Assistant em até 10 vezes, o que já se destaca por seu imediatismo. Tudo isso conseguindo reduzir 100 GB de modelos hospedados na nuvem em um espaço de 0,5 GB para poder levar para o terminal. Avanços que se traduzem num entendimento mais eficaz, mas também mais rápido. O que, por sua vez, abre portas a novas formas de interação com este assistente.
Multitarefa em vários aplicativos
Que os processos lógicos do Google Assistant ocorram dentro do terminal permite não só que o reconhecimento de nossas palavras seja praticamente instantâneo, mas também que possa ser utilizado através de diferentes aplicativos. E, claro, sem a necessidade de uma conexão com a Internet.Mas o mais impressionante é que não precisaremos mais lançar comandos um a um encabeçados pelo comando “OK Google”
Assim, na apresentação pudemos ver uma verdadeira sequência de ordens seguidas como consultar o calendário, escrever um e-mail, encontrar uma foto ou procurar um endereço continuamente. Com uma conversa muito mais natural e sem pausas para enunciar o referido comando com o qual até agora temos acordado este assistente.
Duplex, o preenchimento automático do Google Assistant
Além da velocidade, outras melhorias também foram introduzidas. Especificamente, na apresentação, foi apresentado na web o sistema Duplex. Consiste em aproveitar as informações do usuário já tratadas pelo Google Assistant para economizar tempo ao preencher dados automaticamente em uma página da web.
O exemplo mostrado é o de alugar um veículo.Com a nova versão do Google Assistant, e com os dados da nossa próxima viagem, como um cartão de embarque no e-mail do Gmail, é possível navegar em uma página da web de aluguel de carros e permitir esta ferramenta está em encarregado de completar tarefas como preencher os dados do usuário, as informações sobre a data e local da locação (do cartão de embarque) e outros pontos que apenas consomem tempo.
Até agora essa função estava disponível em Android e iOS nos Estados Unidos para reserva automática de mesas em restaurantes por telefone, por exemplo. Agora a tecnologia se estende à web, por escrito, para muitos outros serviços. Tudo o que você precisa fazer é pedir ao Google Assistant para “reservar um carro para minha próxima viagem” e ele fará todo o trabalho sujo. Claro, no momento ele estará disponível apenas em países de língua inglesa no final deste ano.
Um assistente mais pessoal
Nos próximos meses, o Google Assistant também se tornará mais conveniente de usar. Mais natural. mais humano. E é que vai entender referências como “casa da mãe”, “aqui”, ou “da minha irmã”, sem acabar fazendo buscas literais na web. Graças às informações pessoais que você possui, você poderá saber quais relações pessoais temos ou onde estão localizados os locais aos quais nos referimos. Claro que a Google afirma que continuamos a ter todo o poder sobre as informações pessoais que possui, podendo configurar até que ponto o seu assistente gere esses dados.
Além disso, graças a esse melhor entendimento do usuário, ele também proporá sugestões melhores e mais personalizadas sobre receitas, eventos e podcastsAlgo que o Google chama de “escolhe para você” ou coletado para você, em espanhol.Sugestões sempre marcadas com os dados de origem de onde provêm. Portanto, se você for apresentado a um prato português, é muito provável que o Google Assistente sinalize essa receita com um aviso de que você gostou ou experimentou um prato dessa culinária.
Um novo estilo de direção
Até agora o Android Auto atendeu a muitas das necessidades dos motoristas com celulares Android, sempre contando com o Google Assistant para realizar tarefas com um simples comando de voz. Sem tirar os olhos da estrada. Bem, em breve o Google Assistant também terá seu próprio modo de direção específico focado em evitar distrações ao volante
Basta dizer algo como “OK Google, vamos dirigir” para abrir uma nova interface de modo de direção. Isso reduz os recursos visíveis a itens práticos, como compromissos do calendário, contatos frequentes e sugestões de locais.Também nos permite interagir com o Google Assistente para atender o telefone, enviar mensagens ou solicitar direções diretamente por voz.
E isso não é tudo. O Google Assistant também poderá controlar remotamente determinados veículos conectados. Dúvidas como alterar a temperatura, verificar o tanque ou confirmar se as portas do veículo estão realmente fechadas serão possíveis diretamente com o assistente. Claro, isso também acontecerá de forma limitada em veículos com o sistema Blue Link da Hyundai e Mercedes Me Connect da Mercedes-Benz até o final do ano
Chega de “OK Google, desligue o alarme”
A parte final da apresentação do Google Assistant foi realizada por um anúncio surpreendente. Uma mudança que muitos usuários pareciam estar ansiosos com base nos aplausos recebidos após o anúncio: os alarmes, despertadores e notificações do Google Assistant, seja no celular ou nos alto-falantes inteligentes, podem ser interrompidos com um simples "parar".O que intuímos que em espanhol será um “para” ou “stop”
Algo que deixa para trás a luta que os usuários sofreram até agora para impedir esses anúncios. E é preciso usar o comando “OK Google, pare o alarme” para silenciá-lo. Muito mais complexo e cansativo, principalmente quando toca muito cedo pela manhã Claro, embora a função já esteja disponível, ela só pode ser usada por usuários de fala Inglês no momento.
A maioria dos recursos vistos no Google I/O chegarão ao Google Assistant ainda este ano. Sin embargo, parece que los usuarios de habla española tendremos que esperar un poco más Pero estaremos muy atentos ante las posibilidades que abre esta nueva versión más ágil y capaz del Asistente do Google.
