Google Fotos e Google Drive podem romper relações em julho
Índice:
- Google Fotos e Google Drive, o fim da sincronização
- A pasta do Google Drive interromperá a sincronização
Se você usa regularmente o Google Fotos junto com o Google Drive, esta notícia é do seu interesse. E é que nas últimas horas soube-se que ambos os serviços poderiam romper relações a partir do próximo mês de julho.
A maioria dos usuários que já utilizou um ou outro serviço, ou ambos ao mesmo tempo, sabe que o entrosamento entre as duas ferramentas, que também fazem parte do ecossistema Google, foi praticamente completo. Na verdade, as imagens carregadas no Google Drive podem ser visualizadas ao mesmo tempo na seção de fotosNo entanto, no ano passado, o Google dificultou um pouco o acesso a esse conteúdo, que ainda faz parte do conteúdo carregado e/ou sincronizado pelo usuário de seus dispositivos para a nuvem.
Agora essa vinculação pode ser encerrada, pois o Google estuda a possibilidade de encerrar sincronização direta com as pastas do Drive. Nós dizemos o que vai acontecer.
Google Fotos e Google Drive, o fim da sincronização
Você sabia que, até agora, o Google Fotos oferecia aos usuários armazenamento ilimitado para salvar suas imagens? Quem tiver a sincronização com o serviço ativada tem a opção de fazer upload das fotos direto para a nuvem, mas com uma limitação: compactação da imagem. Aliás, só quem consegue sincronizar sem perder a qualidade das imagens são os donos dos celulares Pixel, que são do próprio Google.
Essas mesmas imagens estão disponíveis no Google Drive, que é outro serviço que faz parte do ecossistema Google mais amplo. Dessa forma, tanto pelo aplicativo quanto pelo computador, os usuários podem gerenciar essas mesmas imagens E é justamente isso que o Google pode limitar a partir de julho, para que as fotos armazenados no Google Fotos não iriam para aquela pasta tão útil que tínhamos até agora no Google Drive.
A pasta do Google Drive interromperá a sincronização
A primeira coisa a observar é que as informações que a pasta do Google Drive conectada ao Google Fotos deixará de sincronizar não vêm diretamente do Google. Não estamos, portanto, diante de uma confirmação oficial. 9to5Google foi quem observou essa novidade no que é conhecido como APK (que contém uma espécie de código) da versão 2.19.192 no Google Drive.
A informação vem de um código de aplicativo, que revela uma mensagem de aviso fornecida pelo Google, que informa aos usuários exatamente o que dissemos a você. Ou seja, que o Google Drive e o Google Fotos deixarão de sincronizar fotos juntos E isso acontecerá a partir de julho deste ano.
Felizmente, na mesma mensagem é lançado um aviso, que com certeza responde a uma pergunta que você já fez a si mesmo como usuário: as imagens que coloquei até agora e que continuarei subindo de agora em continuar a ser armazenado?Julho? A resposta é sim, mas apenas no Google Fotos. Ou seja, as fotos continuarão sincronizadas no Google Fotos, mas não irão para a pasta do Google Drive que até agora serviu de ponte.
As fotos sincronizadas até agora serão salvas e a pasta não irá sumir de forma alguma, mas a partir de julho nenhuma atualização ocorrerá nessa pastaNo momento, o Google não ofereceu nenhuma data, então não sabemos se o fim da sincronização será no mesmo dia 1º de julho ou se ocorrerá um pouco mais tarde. Seja como for, você está avisado.