Instagram expõe os dados de milhões de influenciadores
Índice:
Nem mesmo eles são salvos. Não há influenciador que valha a pena quando se trata de falar sobre brechas de segurança. E é isso mesmo, desta vez foi a vez das celebridades do Instagram. Nas últimas horas soubemos que foi detectado um banco de dados postado na internet que contém as informações de contato de milhões de influenciadores, celebridades e marcas que estão presentes No instagram.
Seria um dos maiores vazamentos já ocorridos na rede social de filtros que, aliás, também é propriedade do conglomerado Facebook.
O controverso banco de dados foi hospedado nos serviços da web da Amazon e foi exposto sem qualquer proteção por senha. O que isto significa? Bem, qualquer pessoa interessada em dar uma olhada poderia fazê-lo. O assunto é sério: muito sério. Contém mais de 49 milhões de registos e a verdade é que aumenta a cada hora.
Informações Pessoais Vazadas
A documentação vazada contém muitas informações valiosas. Em cada um dos registros do usuário são incluídos dados públicos, extraídos das contas do Instagram de cada influenciador Há sua biografia, imagem de perfil, número de seguidores que eles têm, se são verificados ou não e sua localização: a cidade e o país.
Mas isto não é tudo. Além desses dados, que são em princípio públicos, informações de contato privadas também são incluídas. Ou seja, o endereço de e-mail e até mesmo o número de telefone do proprietário da conta.
O banco de dados vazado foi descoberto pelo pesquisador de segurança Anurag Sen. Então ele deu o alerta ao TechCrunch. Eles queriam encontrar o dono do banco de dados e tentar bloquear o acesso O que eles descobriram em seguida foi que o banco de dados pertencia a uma empresa de marketing de rede Membros que pagam influenciadores para postar conteúdo patrocinado.
O banco de dados em questão calculou o valor de cada conta, com base em uma série de dados, como número de seguidores, curtidas e desempenho geral da conta. O fato é que lá foram encontradas informações de um bom número de pessoas influentes, como food bloggers, celebridades e frequentadores assíduos de redes sociais com muitos seguidores.
Os afetados pelo vazamento do Instagram confirmam
Infelizmente e infelizmente para os influenciadores que estão naquele banco de dados, alguns já puderam confirmar que, de fato, os dados ali incluídos são deles. Duas das pessoas consultadas responderam e confirmaram que o endereço de e-mail e o número de telefone que aparecem ali são os mesmos que usaram para se cadastrar e configurar suas contas no Instagram. Isso nos faz pensar, evidentemente, que as informações do restante das contas, que conforme indicamos chegam a vários milhões, também poderiam ser as reais.
Os responsáveis pelo banco de dados já o teriam tirado do ar. No entanto, o fundador da empresa responsável, que é Pranay Swarup, não ofereceu nenhuma explicação a esse respeito. Eles não teriam esclarecido como conseguiram as contas de e-mail eletrônico.
Este não é o único vazamento ocorrido no Instagram. Apenas dois anos atrás, a mesma empresa reconheceu que houve uma falha de segurança em sua API de desenvolvedor. Isso levou hackers a obter os endereços de e-mail e números de telefone de mais de seis milhões de contas do Instagram. Esses dados foram então vendidos em troca de bitcoin.