Os funcionários do Snapchat espionam os usuários há anos
Índice:
Em um aplicativo onde a privacidade é usada como um sinalizador, é irônico que os próprios usuários sejam espionados. Nada poderia estar mais longe da verdade. Pelo menos é o que afirma o relatório da publicação Motherboard, que ecoa os testemunhos de ex-trabalhadores, atuais trabalhadores e diferentes emails do Snapchat. O aplicativo que defendeu o efêmero desde o início permitiu que seus funcionários espionassem os dados pessoais dos usuários.
Parece ser uma ferramenta interna criada, principalmente, para poder resolver demandas judiciais relacionadas ao conteúdo do aplicativo. Ou seja, encontre informações sigilosas que possam ser utilizadas em uma ação judicial ou serem reivindicadas na Justiça. Dessa forma, conversas e publicações privadas poderiam ser revisadas internamente. A ferramenta é chamada de SnapLion, de acordo com trabalhadores e mensagens cruzadas vistas pelo Motherboard, e o problema está no uso indevido por hackers. Funcionários do Snapchat.
De acordo com diferentes fontes, a ferramenta SnapLion tem sido usada por diferentes departamentos internos do Snapchat. E, portanto, por trabalhadores que pouco ou nada tinham a ver com os possíveis requisitos legais de um caso. Ou que não se dedicaram a verificar se o conteúdo compartilhado pelos usuários, mesmo que efêmero, respeitava os termos de uso do aplicativo.Basicamente, a ferramenta, segundo as mesmas fontes, foi usada pelos trabalhadores para espionar os usuários do aplicativo Para aprender dados confidenciais sem qualquer motivação além da espionagem.
Quais dados o Snapchat espionou
De acordo com os funcionários do Snapchat, o SnapLion destina-se a lutar contra abuso, intimidação e spam dentro do aplicativo Mas o quê? Funcionários do Snapchat? Aparentemente a ferramenta tem passado de um departamento para outro dentro da empresa sem nenhum tipo de freio. O que deu origem ao seu abuso por parte de diferentes funcionários que, em princípio, não teriam que usá-lo. Tudo isso para conhecer diferentes informações e conteúdos dos usuários da rede social.
Especificamente, SnapLion é capaz de saber os endereços de e-mail associados a uma conta de usuário ou seu número de telefone. Mas o mais preocupante é a possibilidade de saber as informações de localização de um usuário Além disso, a ferramenta tem acesso aos metadados das conversas do usuário, portanto, mesmo que o conteúdo dos chats não for conhecido, saber-se-ia exatamente com quem os usuários espiados estão conversando. Não se deve esquecer que, no guia do usuário do aplicativo, também é especificado que os dados e informações do usuário podem ser retidos, incluindo o conteúdo armazenado, como Memórias ou Snaps salvos. Informações confidenciais que o SnapLion e os funcionários por trás dessa ferramenta podem ter acessado por anos.
Acesso interno mais limitado
Segundo o Snapchat, a empresa limita o acesso às ferramentas internas aos próprios funcionários. Desta forma, apenas quem tem um trabalho ativo nos casos estritamente necessários pode utilizar o SnapLion e outros acessos. É claro que, de acordo com a pesquisa da Motherboard, SnapLion não era tão seguro e limitado quanto deveria ser alguns anos atrás Embora vários trabalhadores tenham confirmado novas barreiras de proteção para acessar este ferramenta, bem como para proteger informações confidenciais do usuário.
É claro que no mundo da tecnologia as portas dos fundos continuarão a existir. Seu principal objetivo é garantir que tudo funcione como deveria. Embora barreiras sejam necessárias para que os próprios trabalhadores não abusem delas. Claro, algo deve ficar claro para os usuários: tudo o que não é criptografado provavelmente será visto por outras pessoas em algum momento.Dentro ou fora de um aplicativo.
