Índice:
Quantas vezes você já se deparou com o problema de comentar segundo a segundo, verso a verso, de uma música com um amigo que está distante? E é que aplicativos como o Spotify têm diferentes opções sociais, como criar listas de reprodução colaborativas, mas ainda tem muito mais a oferecer. Prova disso é a nova função que estão a testar nestes dias. Chama-se Social Listening ou Escucha social e consiste na criação de playlists em tempo real.Mas não só isso, também dá poder a outros usuários para atuar como DJ.
No momento, como dizemos, está em teste. E é que a função está escondida no código do aplicativo. Ou então a pesquisadora Jane Manchun Wong descobriu por meio de técnicas de engenharia reversa. Graças a ele podemos saber como funciona o recurso ou até que ponto o Spotify o desenvolveu até agora.
Spotify está trabalhando no Social Listening, permitindo que amigos controlem músicas junto com seus próprios dispositivos
Scan Spotify Code ou abra o link para começar
Por exemplo, estou ouvindo Spotify agora. Sinta-se à vontade para me apresentar novas músicas: https://t.co/f59D0sis7Y pic.twitter.com/nPOlcPwQdG
- Jane Manchun Wong (@wongmjane) 31 de maio de 2019
É assim que o Social Listening funciona
A ideia é que um usuário crie uma playlist e permita que seus amigos participem dela.Para isso, bastaria digitalizar o código QR que apareceria nas opções da referida lista. Uma jogada interessante do ponto de vista comercial e social, pois outras pessoas podem ficar tentadas a baixar o aplicativo e se inscrever em uma conta do Spotify para fazer isso. Isso permite que todos na lista adicionem músicas em tempo real.
E muito cuidado porque o TechCrunch fala sobre a possibilidade de sincronizar música através de cada um dos dispositivos do grupo de amigos Algo como conectado alto-falantes de marcas como Samsung ou Bose, mas com telefones celulares. Obviamente, no momento, esse recurso não está presente na função, embora possa chegar no futuro. Não é realmente novo e inovador, mas ajudará o Spotify a se destacar de concorrentes como o YouTube Music, que carece desse e de outros aspectos sociais.
No momento, o Spotify apenas confirmou que a plataforma testa constantemente novos recursos e funções. Mas ele não é direto sobre Social Listening. Então, só temos que esperar e ver se o recurso se estende além da versão do funcionário em que ele está testando.