Google Maps começa a mostrar velocidade em seu modo de navegador GPS
E por que eu precisaria de um velocímetro em um aplicativo se já tenho o do carro? Você vai se perguntar. E você pergunta bem. Mas o interessante desta novidade é que o Google Maps continua a melhorar a sua ferramenta de navegação para a tornar tão ou mais completa que o seu primo Waze. Uma atualização que agora traz a possibilidade de mostrar na tela a velocidade aproximada em que estamos dirigindo Tudo isso junto com as direções e indicações que devemos seguir ao nós o usamos como GPS.
Claro, no momento a função está sendo distribuída com conta-gotas, como de costume nos serviços do Google. Até agora, vários usuários dos Estados Unidos e Bélgica puderam ver esse recurso em seus telefones Android. Tudo indica, portanto, que ainda estamos a dias ou semanas de o ver implementado em Espanha. Algo que ajuda o Google a suavizar qualquer aspereza na operação desta nova ferramenta antes de chegar a todos os usuários.
Quando chegar a todos os celulares, basta usar o Google Maps como nosso navegador para receber direções e ver, em no canto inferior esquerdo da tela, uma pequena caixa com as informações de velocidade. Claro, desde que a função esteja ativa nas configurações do navegador.Como você sabe, esses dados são aproximados, pois será o aplicativo que calcula, levando em consideração a localização via GPS do terminal, quanto tempo leva para percorrer uma distância para medir sua velocidade. Assim, o dado mais preciso será aquele definido pelo controle de velocidade do próprio veículo, logo à frente do volante, e não na lateral do painel, onde normalmente é colocado o celular como GPS.
De qualquer forma, é um recurso estranho que eu não tinha visto antes no Google Maps. Mas tem servido como um bom GPS para muitos usuários há anos. Embora tudo indique que está a adotar funcionalidades do referido Waze, onde é mostrada a velocidade do utilizador, ou pelo menos se ultrapassou a velocidade máxima permitida pela via em que circula. E é que os dados de localização dos radares de velocidade e a velocidade máxima das diferentes estradas também foram descobertos recentemente. Problemas que estavam ausentes no Google Maps até agora.
Agora temos que nos perguntar se essa competição entre Google Maps e Waze é positiva para algum desses aplicativos. Ambos estão sob o guarda-chuva do Google, então faz pouco sentido que haja um cruzamento de usuários entre eles, ou uma rivalidade que os obrigue a melhorar com novas qualidades e funções nunca antes vistas. O que está claro é que quem ganha é o usuário, que quer use o Waze ou o Google Maps, terá mais funções e recursos e informações visíveis na tela do celular enquanto dirige. Interessante não perder muito a atenção na estrada olhando o celular e o velocímetro do carro. Com uma rápida olhada na tela do celular você já pode saber a próxima indicação, se estamos dirigindo para onde devemos e a velocidade atual, além da velocidade máxima da via.
Claro, como um bom recurso incipiente, e conforme relatado pelo Android Police, o velocímetro ainda não está disponível através de Android Auto Você conheça aquela aplicação/função que lhe permite simplificar o seu telemóvel Android para o manter operacional mesmo quando está com as duas mãos no volante e com a atenção na estrada. E é que o Google Maps ainda tem alguns furúnculos para ser um GPS completo. Mas ele está no caminho certo. Lento mas seguro.
