Índice:
Consultar o Google Maps tornou-se uma tarefa diária e rotineira. Na verdade, usamos esse serviço para quase todas as nossas pesquisas de negócios. É evidente que funciona de forma fenomenal para encontrar o número de telefone de uma empresa, localizar a morada de uma organização ou localizar no mapa, com todo o tipo de dados e opiniões, um restaurante, uma padaria, um monumento público e, em resumindo, qualquer local de interesse público.
Mas, você sabia que o Google Maps também esconde muita falsidade? Enquanto você lê.Um relatório publicado no The Wall Street Journal revela que o Google Maps contém milhões de sites falsos. O fato é que você tem que ter muito cuidado, porque esses negócios chiques estão incluídos no Google Maps com todas as intenções do mundo. Existem milhões de tentativas de golpes que visam obter algum tipo de saque, enganando, claro, o usuário comum.
Sabe-se que no Google Maps, no total, há um total de 11 milhões de empresas falsas listadas e que, longe de diminuir, todos os meses novos números são adicionado de números de telefone e endereços fraudulentos Ainda não pensou em ter cuidado no Google Maps? Como você pode ver, você já está demorando…
E as empresas falsas no Google Maps?
A investigação tem seu conteúdo e revela alguns detalhes e respostas algumas perguntas que você provavelmente já se fez. Por exemplo, por que alguém pretende enganar ou fraudar outra pessoa por meio do Google Maps?
Bem, o que o The Wall Street Journal concluiu é que a variedade de motivos é enorme. Por exemplo, existem empresas que criam perfis falsos de seus concorrentes e obviamente o fazem com números de telefone e endereços incorretos É uma forma muito baixa de competir, mas eles faça: assim eles enganam o cliente e com certeza fazem com que ele acabe recorrendo a eles.
Outro tipo de golpe. A daqueles golpistas que se apresentam como a empresa legítima e tentam persuadir clientes desavisados, a fim de extorquir seu dinheiro, é claro. E isso acontece, sobretudo, em empresas que oferecem serviços de reparos, como encanadores, eletricistas, serralheiros e outros serviços que as pessoas costumam precisar com urgência em casa. Assim, existem indivíduos capazes de aproveitar a urgência.
Google começou a remover sites falsos
Ele não tinha feito isso antes, mas pelo menos ele começou a trabalhar depois de ver as listas publicadas pelo jornal após a investigação. O Google explicou que esses sites fraudulentos foram removidos do mapa e nunca melhor dito.
Dizem que começaram a se precaver, colocando em quarentena, numa espécie de 'categoria de risco' os negócios ligados a serviços de reparação, que são os que tendem a ser fraudulentos. E como geralmente precisamos deles em situações de emergência, temos pouco tempo para verificar se, de fato, eles podem estar nos enganando.
De qualquer forma, sejamos justos: o Google já estava trabalhando no ano passado para remover sites falsos.Nada mais e nada menos que três milhões deles foram excluídos e 150.000 contas do Google que foram criadas necessariamente para introduzir esses sites e dados falsos foram desativadas. E os usuários também participaram desse enorme trabalho, denunciando nada mais e nada menos que 250.000 perfis falsos.
O problema é que sempre haverá pessoas tentando enganar os outros. Mas para isso o Google deve colocar as baterias. Criar um site no Google Maps é, como sabem, relativamente simples: Basta verificar a morada e o número de telefone do mesmo por SMS, uma chamada ou envio a localização por correio. Agora, e já se comprometeram com isso, o Google continua a garantir a segurança de todos os usuários.