Índice:
Todos sabemos que os aplicativos de mensagens da Internet não são 100% seguros. Na verdade, toda vez que um pesquisador sai em busca de falhas de segurança, sempre acaba encontrando alguma coisa. Desta vez foi a vez do WhatsApp e Telegram, já que o envio de arquivos multimídia por essas plataformas não parece ser totalmente seguro. As fotos e vídeos que você recebe via Telegram ou WhatsApp são um alvo fácil para hackers.
Em relação às mensagens normais, o problema é diferente, pois ambos os aplicativos aplicam criptografia ponto a ponto que tenta impedir que alguém conheça essas mensagens.Na verdade, essa criptografia tem sido questionada por muitos governos devido à dificuldade de descriptografá-la Vamos falar um pouco mais sobre o assunto de imagens e vídeos.
Symantec descobre problemas em arquivos de mídia enviados por mensagens
No Android, os aplicativos podem escolher onde salvar arquivos de mídia como imagens, arquivos de áudio, etc. Ou seja, a multimídia pode estar acessível através da aplicação mas também através de outras aplicações externas e este é o maior problema. O WhatsApp, por padrão, salva a mídia em um armazenamento externo e o Telegram só o faz quando a opção "Salvar na Galeria" está habilitada.
Este processo é o que torna o WhatsApp e o Telegram vulneráveis ao receber arquivos multimídia De fato, se um usuário tiver algum aplicativo infectado em seu mobile poderá facilmente acessar as fotos que o usuário em questão recebe via WhatsApp.Além do mais, mesmo este aplicativo pode alterar o conteúdo da mensagem multimídia antes que o usuário em questão a veja e isso é um problema ainda mais perigoso.
Este problema não é resolvido há muito tempo
Os pesquisadores chamaram esse ataque de “Media File Jacking”. A diferença com o iOS é evidente, já que no Apple as imagens não são salvas por padrão na galeria e isso as torna mais seguras e difíceis de sofrer um ataque. A acessibilidade no Android tem um preço e é isso. O WhatsApp garante que mudar esse sistema limitaria a facilidade de compartilhamento de arquivos que os usuários têm e poderia até criar outros problemas de segurança que atualmente não existem. Isso mostra que ninguém está seguro, pois mesmo os aplicativos criptografados não são 100% seguros contra um ataque de hackers.
