É seguro usar o FaceApp? Isso é o que o app de moda faz com suas fotos
Índice:
- Entretenimento vs. Privacidade
- Para que você quer todos esses dados
- Como estar seguro na frente do FaceApp
Os alarmes dispararam. O aplicativo FaceApp com o qual você cria todo tipo de composições e efeitos não é tão seguro quanto parece. Ou pelo menos é o que garantem os supostos especialistas em segurança e privacidade na Internet. Mas é seguro baixar e usar o FaceApp para ver como você será daqui a alguns anos? Você pode usá-lo sem medo de que seus dados móveis sejam comprometidos? Aqui analisamos qual é o problema e qual é a possível solução para o risco de usar o FaceApp.
O aplicativo FaceApp conseguiu se tornar viral novamente pela segunda vez. Já o fez em 2017 graças aos seus diferentes efeitos para transformar o rosto de um homem em uma mulher, e vice-versa, ou acrescentar vários anos a ele. Claro, naquela época, esses recursos eram incríveis, mas não totalmente realistas. Agora, o aplicativo está de volta à moda graças a desafios como FaceAppChallenge ou AgeChallenge graças ao seu acabamento aprimorado. E é que agora pode nos deixar de boca aberta, enchendo o rosto de rugas e pele flácida, além de tingir o cabelo de branco. Mais do que suficiente para testarmos com várias fotos nossas ou até de celebridades. E ainda mais: para darmos um grande abraço em nossas redes sociais.
Entretenimento vs. Privacidade
O problema real vem de mãos dadas com a privacidade. Os alertas disparam quando se sabe que o aplicativo é de origem russa.E acabam de explodir a segurança da Internet e dos usuários que baixaram, revisando seus termos e condições de uso. Porque? Pois bem, porque aqui se afirma que os criadores da aplicação podem não só recolher as nossas fotografias, como também têm o poder de as guardar e levá-las para qualquer lugar que tenham quartel general. Isto é, na Rússia. Ou o que é o mesmo, onde as regras estabelecidas pela lei europeia de proteção de dados GDPR não são praticadas.
Se você usar FaceApp, estará concedendo a eles uma licença para usar suas fotos, seu nome, seu nome de usuário e sua aparência para qualquer finalidade, incluindo fins comerciais (como em um outdoor ou anúncio na Internet) - consulte seus termos: https://t.co/e0sTgzowoN pic.twitter.com/XzYxRdXZ9q
- Elizabeth Potts Weinstein (@ElizabethPW) 17 de julho de 2019
De acordo com os termos de uso do FaceApp, não só eles podem ser feitos com suas fotos, como o aplicativo também registra seu nome e nome de usuário.Além disso, eles podem usar essas informações em imagens para outros usos comerciais. Desde tirar suas fotos para um outdoor publicitário, até incluir-se em um banner ou imagem na Internet
O problema aqui não é tão marcante se compararmos com os termos e condições de uso de outros aplicativos e serviços como Facebook, WhatsApp ou Instagram Em todos eles, os usuários permitem que a empresa por trás deles colete dados e os use para interesses comerciais, ou para "melhorar o serviço" e sua experiência, como dizem. A chave é que, enquanto no Facebook, WhatsApp, Instagram e outros aplicativos semelhantes você pode revogar todas essas permissões para transferir e usar sua imagem, no FaceApp é irrevogável e para sempre. Em outras palavras, abrimos mão de todos esses direitos sobre nossas imagens e informações sem a possibilidade de cancelá-los, mesmo que excluamos nossa conta ou desinstalemos o aplicativo.
E é aqui que está o verdadeiro problema com o FaceApp. Uma aplicação que não joga com as regras impostas pela Europa, e que também tem todas as permissões nas imagens que carrega. Porque, se você não sabia, suas imagens passam pelos servidores do FaceApp para poder aplicar o filtro de idade ou qualquer outro
Para que você quer todos esses dados
É aqui que surgem todos os tipos de teorias. É claro que o FaceApp não fez nenhum tipo de declaração a esse respeito. E seus termos de uso falam apenas sobre possibilidades com nossas fotos e informações, não o que realmente acontece.
Você usa nossas fotos para educar uma Inteligência Artificial para algum propósito maligno? Poderia ser. Mas não está confirmado.Afinal, os responsáveis por esse aplicativo terão milhões de selfies de usuários do mundo todo. Por que não treinar uma Inteligência Artificial que saiba nos encontrar e detectar através de nossas fotos? Para que serve é outra questão: reconhecimento facial? Criação de bots para redes sociais? Derrubar uma eleição com o suposto apoio de um grande número de pessoas (fotos e nomes de usuários)? Parece ficção científica, mas é possível que seja. Não parece tão provável. Ou, pelo menos, torná-lo o primeiro e único aplicativo a fazê-lo.
Alguns youtubers, analistas e jornalistas de tecnologia já deram eco à notícia. E também avançam com as suas próprias teorias, que continuam a ser apenas isso, sem qualquer confirmação ou comprovação do uso que o FaceApp faz das nossas fotos. A mais divulgada é que a nova moda viral ou, um novo desafio que colocou o FaceApp no cenário das notícias, é uma campanha orquestrada para obter informações do usuárioUm desafio divertido e tentador para participar de modo que, com este aplicativo, eles possam ser feitos com todos esses dados. Nesse caso, alguém relacionado à Rússia ou à empresa por trás do FaceApp, também daquele país. Claro que ninguém se atreve a dizer o porquê.
Roubar nossos dados e vendê-los pelo maior lance na Internet? Parece o mais provável. Mas, novamente, não há evidências para provar isso Apenas alguns termos de uso e condições que garantem a posição do FaceApp apesar de lidar com todas essas informações dos usuários.
ATUALIZAÇÃO: Os responsáveis pelo FaceApp emitiram um comunicado informando sobre o funcionamento de seu aplicativo e o que acontece com as fotos. Segundo as declarações, apenas uma foto é carregada nos servidores do FaceApp, aquela selecionada pelo usuário. E permanece por 48 horas antes de ser eliminado.Dessa forma, os processos de carregamento e edição são mais ágeis para todos os usuários, sem que o serviço entre em colapso por carregar a mesma foto várias vezes. Também informa sobre as etapas para solicitar a remoção de uma fotografia ou informação de seus servidores. Basta acessar as Configurações do aplicativo, procurar a opção Suporte e aqui Reportar um bug ou relatar um bug. A mensagem de solicitação deve incluir a palavra "privacy" ou privacidade em inglês para que a solicitação seja atendida.
Mas o mais importante dessas declarações está em seus últimos pontos, onde eles garantem que não vendem essas informações para outras empresas. De fato, 99% dos usuários não se cadastram no aplicativo, portanto, não possuem todos os seus dados. Além disso, eles também se referem à questão de ser uma empresa russa, indicando que as informações do usuário não são transferidas para aquele país.
Como estar seguro na frente do FaceApp
Claro, a única fórmula segura é nunca ter baixado o FaceApp, muito menos carregar uma foto no serviço.Ou seja, tendo aplicado um filtro em uma foto nossa. Se você já é um usuário do FaceApp, o estrago será feito Caso haja algum.
O que você deve levar em consideração especialmente, especialmente se você já usou o aplicativo, é não compartilhe informações confidenciais em suas fotos Questões como dados bancários, locais sensíveis, partes íntimas do seu corpo ou outros detalhes que absolutamente ninguém mais quer que eles saibam. Não sabemos o que o FaceApp faz com eles, então a melhor coisa que você pode fazer é não dar a eles mais informações do que seus recursos e o resto dos dados que este aplicativo pode coletar.
Claro, uma vez que você sabe o que aconteceu neste caso, a melhor coisa que você pode fazer é criar um perímetro de segurança quando for baixar novos aplicativos. Descubra o que eles realmente fazem.Revise todas as permissões que você precisa conceder para ver se elas são justificadas. E, se tiver paciência, verifique os termos e condições de uso Com todas essas informações, só f alta você decidir se quer baixar e usar o aplicativo ou aposte na sua privacidade.
