Google Play Store expulsa um dos maiores desenvolvedores chineses
O Google leva a sério os aplicativos e sua Google Play Store. E é que vetou um dos maiores desenvolvedores de aplicativos chineses por incluir abusivo em seu conteúdo. Algo que vai contra as políticas e termos de uso da Google Play Store. E isso, é claro, afeta diretamente os usuários que baixaram algum de seus aplicativos.
A desenvolvedora chinesa é CooTek, e é relativamente conhecida no Ocidente por aplicativos como o TouchPal, sua ferramenta mais famosa.Bem, esta e mais uma centena de aplicativos disponíveis na Google Play Store e com algumas dezenas de milhões de downloads são abusivos. E não apenas do tipo que aparece toda vez que você executa uma ação ou vai de um menu para outro. Ele também violou os termos de uso da Google Play Store ao usar um adware ou complemento abusivo chamado BeiTaAd que exibia anúncios mesmo quando o telefone estava bloqueado.
Ou seja, que a CooTek abusou ao introduzir os celulares dos usuários Android. Um problema que não só representa uma tortura para o usuário, mas também impediu o bom funcionamento de seus celulares. Problemas que se refletem nos comentários de aplicativos como o TouchPal, onde asseguram que um anúncio abusivo os impediu de aceitar uma chamada recebida, entre outros problemas.
Dado esse problema, o Google decidiu colocar sua tesoura para trabalhar e eliminar o TouchPal da Google Play Store Na verdade, ele tem baniu ou expulsou a CooTek de sua plataforma de download de aplicativos, onde não está mais presente. Claro, a CooTek tentou resolver a situação há algum tempo removendo parte de seu aplicativo TouchPal, embora pareça que não matou o adware BeiTaAd. Problema que colide frontalmente com as políticas e termos de uso do Google Play.
Não é a primeira vez que o Google toma esse tipo de medida contra desenvolvedores de origem chinesa que tentam abusar do uso de seus aplicativos. Em abril, Do Global também foi banido da Google Play Store por violar as regras da loja do Google. E, no ano anterior, foram as empresas Cheetah Mobile e Kika Tech que tiveram o mesmo destino.
O Google sempre foi a empresa mais relaxada quando se trata de banir desenvolvedores de sua loja de aplicativos.A Apple, por sua vez, tem se gabado de um estado mais paternalista e seguro, embora sempre tenha havido exceções para ambos os casos. É necessário mais controle para evitar isso na Google Play Store?
