Índice:
Você acabou de abrir o WhatsApp, você quer enviar uma foto ou um vídeo e ele fica carregando, por segundos, minutos e talvez horas . O que está acontecendo? Por que o WhatsApp não permite enviar fotos ou vídeos? Também pode acontecer que ele permita que você o envie, mas que o destinatário não o receba. Se isso acontecer com você, preste atenção nas linhas a seguir. Vamos explicar o que pode estar acontecendo e como resolver.
Existem vários problemas que podem estar afetando o envio de arquivos multimídia no WhatsApp e é importante distinguir as diferentes soluções que pode ser aplicado .
O que faço se não consigo enviar fotos ou vídeos pelo WhatsApp?
Em primeiro lugar, verifique se os problemas com o WhatsApp são devido à velocidade da sua conexão com a Internet. Sem a velocidade adequada, o envio de arquivos de mídia torna-se muito pesado para o telefone e ele não é capaz de realizá-lo.
Verifique a sua conexão com a internet
Se você terminou os dados e está navegando em velocidade reduzida, já sabe qual é o problema. Porém, vamos dar um pequeno tutorial para que você possa fazer uma verificação rápida da conexão que está tendo naquele momento. Mesmo com dados não terminados, você pode não ter uma boa cobertura e a velocidade da rede pode não ser suficiente.
- Enter Google.
- Search Speed Test.
- Use qualquer um deles para verificar sua velocidade de conexão.
Se o resultado do teste de upload não ultrapassar 100 kb/s, você sabe onde está o problema. Uma boa conexão, mesmo com 3G, deve ultrapassar 1 mb/s na maioria dos países.
Verifique se o WhatsApp não está falhando
Se você verificou que sua conexão permite navegar perfeitamente, o problema pode ser outro e não tem nada a ver com seu celular. Às vezes, a rede do WhatsApp fica fora do ar por horas e até dias. Isso causa falhas massivas fazendo com que as mensagens funcionem, na melhor das hipóteses, mas não enviando arquivos multimídia.
Para saber se o WhatsApp está fora do ar, o melhor é acessar esta página e ver o nível de falhas. Se os relatórios de erros nas últimas horas excederem milhares, então você sabe qual é o problema.Caso esses relatórios permaneçam dentro de uma margem entre 10 e 20, é completamente normal. Isso significa que o serviço está funcionando normalmente.
Twitter também é um bom lugar para fazer isso, visite o perfil oficial do WhatsApp na rede social e você poderá saber sobre o funcionamento ou status dos servidores do WhatsApp.
Verifique a data e hora do seu telefone
Próximo passo, se o WhatsApp não falhar e a conexão do seu telefone estiver boa, você precisará verificar se a hora e a data do seu telefone estão bem sincronizadas. Essa, que pode parecer boba, é uma das falhas que mais causa erros em todos os tipos de aplicativos. Quando o horário de um dispositivo que está conectado à Internet não está configurado corretamente faz com que a sincronização entre o celular e o servidor que está sendo acessado cause falhas tão grandes que impedem a conexão.
Digite as configurações do seu telefone – Sistema (ou Configurações avançadas, dependendo do celular) e pesquise as configurações de data e hora Certifique-se que a hora, a data e a região estão corretas. Caso você não consiga definir a hora do seu telefone para a data correta, desmarque a caixa Definir automaticamente e altere a hora manualmente. Vai ser um pouco chato porque não vai ligar para a sua região mas se esse era o problema aí você vai encontrar a solução.
Verifique se você tem armazenamento disponível
Se todos os itens acima estiverem corretos. Então, você tem que passar para as duas soluções mais drásticas. A primeira será verificar se o armazenamento do cartão SD ou mesmo do próprio telefone está em boas condições. O armazenamento SD pode impedir que alguém receba uma imagem que você enviou, pensando que o problema é seu quando na verdade é do destinatário.
- Certifique-se de que há espaço no seu cartão SD. Se estiver cheio, o WhatsApp não poderá salvar arquivos. Se este for o problema, exclua alguns arquivos do cartão SD para liberar espaço.
- Certifique-se de que o cartão SD não está configurado para o modo Somente leitura. Se você está com o problema há muito tempo, esse pode ser o motivo. Um cartão mal configurado não permite o armazenamento de arquivos.
- Se o cartão está danificado e há espaço, ele também pode não funcionar. Verificar isso é o mais complicado, é melhor tentar outro ou formatá-lo (fazendo um backup anterior).
Se você tiver todos os WhatsApp salvos no cartão SD, não se esqueça de fazer um backup do seu WhatsApp e mover a pasta WhatsApp no cartão SD para o armazenamento interno do seu telefone ou para um PC.Se você optou por formatar, não se esqueça de desligar e ligar o telefone novamente, ele deve continuar funcionando como sempre. Esta etapa é a mais complexa de todas.
Se não compreender alguma das indicações que lhe deixamos nestas linhas, deixe-nos um comentário e iremos ajudá-lo com o problema. A solução é mais fácil do que parece, embora se o cartão SD estiver completamente danificado, a única forma de nosso WhatsApp voltar a receber multimídia é movendo o armazenamento para a memória interna ou substituindo o cartão SD.
Se o seu celular não tiver um microSD, mas você tiver uma memória muito cheia, esse também pode ser o problema. Se isso estiver acontecendo com você, exclua os arquivos do seu telefone para que o WhatsApp funcione.
Limpar cache do WhatsApp
Se, por outro lado, você tiver memória suficiente e o WhatsApp puder gravar no telefone, pode ser uma falha momentânea, causada por uma das seguintes coisas:
- WhatsApp está desatualizado. Nesse caso, visite o Google Play, pesquise por WhatsApp e toque em Atualizar.
- WhatsApp está com problema e você precisa limpar o cache. Entre nas Configurações do seu telefone – Aplicativos e procure por WhatsApp. Uma vez lá, procure a opção que diz Armazenamento e exclua o cache.
- Se nada disso funcionar, tudo o que você precisa fazer é excluir os dados do aplicativo ou diretamente reinstalá-lo.
Depois de tudo o que foi dito acima, é praticamente impossível para o WhatsApp continuar impedindo o envio de arquivos, fotos ou vídeos (a menos que esteja fora do ar).
