Índice:
Spotify sabe que precisa trabalhar duro se quiser manter os investidores satisfeitos. Desde seu IPO, as coisas mudaram muito para a empresa. Agora, o negócio deve ser lucrativo e para isso é preciso aumentar as assinaturas premium, já que as assinaturas gratuitas geralmente não cobrem suas despesas. Em uma tentativa de virar e capitalizar a popularidade dos podcasts, o Spotify virou a plataforma de cabeça para baixo e focou nos podcasts de uma forma inesperada.
Fez tanto que a nova interface do Spotify separa a música dos podcasts e assume um compromisso firme com eles, motivando os usuários a pagar uma assinatura premium se quiserem ter acesso aos podcasts da plataforma e seus downloads. Todo esse grande investimento está valendo a pena, pois a audiência do Spotify cresceu significativamente no último trimestre.
O sucesso do Spotify se deve aos podcasts
Não há dúvida de que uma das melhores decisões que o Spotify tomou este ano é apostar em podcasts na plataforma. A audiência do Spotify cresceu, deixando-nos alguns dados muito interessantes:
- Spotify Aumentou sua audiência em 50% no último trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior.
- O número de assinantes do Spotify aumentou consideravelmente, em 9%.
- Usuários mensais da plataforma aumentaram para 232 milhões, 7%.
Mas isso se deve principalmente a todas as aquisições que o Spotify fez desde que decidiu apostar em podcasts. A empresa comprou algumas importantes empresas do setor como:
- Gimlet Media, importante rede de podcasts.
- Anchor, que permite aos criadores aproveitar ferramentas para criar, publicar e monetizar podcasts.
- Parcast, outra rede de podcasts.
E eles até assinaram um grande contrato com a produtora de Obama em junho. O Spotify disse, no momento da aquisição da Gimlet, que investiria cerca de US$ 500 milhões em seu negócio de podcast e parece que os resultados estão finalmente chegando. O CEO do Spotify, Daniel Ek, espera que em pouco tempo 20% dos ouvintes do Spotify venham de podcasts e estes estão crescendo a um ritmo acelerado, 50% a mais a cada trimestre que passa, como podemos ler em seu relatório.