Índice:
Descobrimos o recurso Live View há alguns meses, quando Google começou a testá-lo em alguns Pixel e também em usuários com nível 5 do Guias Locais. No entanto, não foi até hoje que a Google anunciou o seu lançamento para muito mais utilizadores. O Live View usa a câmera do seu telefone, via Google Maps, para mostrar direções de realidade aumentada que são sobrepostas em todas as imagens do Google Street View.
Ou seja, permite ver em tempo real marcas no mapa ao apontar a câmera do celular, algo muito útil para navegue pela cidade e localize empresas ou ruas. A Google garante que a função Live View do Google Maps estará brevemente disponível para todos os utilizadores, embora a sua implementação seja gradual.
Quem pode usar o Google Maps Live View?
Todos os usuários com um telefone compatível com:
- ARKit para iPhone.
- ARCore no caso do Android.
Como podemos ver no TechCruch, esta função Live View só estaria disponível nos locais onde o Street View está disponível. Se o Street View não estiver disponível em nenhum país, esta nova função não poderá ser usada.
Como usar o Google Maps Live View?
Para usar o Live View, basta clicar em “Start AR” no Google Maps e apontar a câmera do seu celular para o terreno. Você verá na tela o mundo real como se estivesse em um videogame com elementos virtuais usando AR: setas e sinais no ambiente como você pode ver em este GIF.
O Google Maps usará seu GPS para extrair suas coordenadas e misturará os dados de sua câmera com as imagens do Street View, para saber para onde você está apontando Para conseguir isso, o Google teve que trabalhar muito no uso de algoritmos com Inteligência Artificial que podem identificar as imagens e misturá-las com as que seu telefone está fornecendo em tempo real. Usando esses algoritmos avançados, o Google é capaz de determinar o ambiente em que você está e mostrar esses itens.
O único problema de usar o Live View no Google Maps é que ele consome muita bateria e dados móveis, porque todas as funções que envolvem o RA.Por um lado, o celular tem que ligar a tela, usar a câmera e todos os seus sensores em tempo real e, por sua vez, é preciso enviar esses dados para os servidores do Google para que a empresa reconheça o ambiente, o que aumentar gastos.de dados móveis. O recurso está chegando gradualmente aos usuários, embora você precise do Google Maps beta para Android e iOS se quiser experimentá-lo.