Ecosia
Índice:
O drama dos incêndios criminosos na Amazônia tem servido para realizar todo tipo de campanhas e propostas de reflorestamento. Uma que está fazendo sucesso entre os internautas é a proposta pela Ecosia. Um navegador de Internet, como o Google, que em vez de destinar seus lucros à geração de aplicativos ou à riqueza de seus criadores, o faz para reinvestir no reflorestamento do planeta Algo que está convencendo milhões de usuários em todo o mundo.
A ideia é trocar Google por Ecosia Basta baixar o aplicativo para Android ou iPhone. Desta forma continuaríamos a navegar na Internet e a realizar as nossas pesquisas de forma regular. Claro, sem os serviços extras do Google, como recomendações, seu , suas letras de músicas em cartões, suas seções de vídeo etc. Em troca, usaríamos o buscador Ecosia com seus resultados, suportado pelo buscador da Microsoft, mas também com seções para vídeos e seu próprio . Ou seja, a experiência muda apenas sutilmente, com a entrada de uma ou outra empresa, mas não no cerne de sua operação: a busca de páginas e a navegação na Internet.
A grande diferença se dá pelos benefícios de ser incluído nas buscas. Na Ecosia, eles afirmam usar esse dinheiro para reflorestar o planeta. Ou seja, eles gastam a receita da publicidade em mão de obra, árvores e replantando-as em todo o mundo.Sua missão? Evite as mudanças climáticas graças ao CO2 que as árvores são capazes de coletar e transformar em oxigênio. Claro que para isso terá de utilizar esta aplicação no seu telemóvel ou o motor de busca no seu computador.
Reflorestar enquanto pesquisa dados na Internet
O sistema é simples. Quando você usa o Ecosia para pesquisar qualquer site, você encontra entre os resultados. Links pagos para aparecer no topo desses resultados, assim como o Google faz. Se você clicar neles, gera dinheiro Se não clicar, pelo menos estará dando visibilidade para a plataforma. Bem, essa renda vai para a compra de árvores e para a força de trabalho que as planta.
Ecosia calcula que cada 45 pesquisas de um usuário gera dinheiro suficiente para plantar uma árvoreE parece que cada vez mais pessoas estão usando o Ecosia. Claro, nem todo o dinheiro é usado em reflorestamento. Segundo seus números, cerca de 80% da renda vai para esse fim de caridade. Algo lógico uma vez que é necessária a manutenção da plataforma, pelo que parece que os restantes 20 por cento permanecem na Ecosia.
De acordo com o próprio navegador, no momento em que esta notícia foi escrita, já havia um total de 65.544.215 árvores plantadas graças aos usuários deste peculiar navegador de Internet. Parece ter ficado tão famoso que leva apenas 0,8 segundos para adicionar uma nova árvore plantada ao planeta. E estima-se que já existam 8 milhões de usuários ativos neste navegador.
Calculando o número de árvores plantadas e o custo que a Ecosia paga por cada uma delas, entende-se que a plataforma já destinou mais de 9.101.152 euros para o efeito em todo o mundo. Segundo seu site, a Ecosía ajuda mais de 20 projetos de plantio de árvores em 15 países: Peru, Brasil, Madagascar, Nicarágua, Haiti, Colômbia, Espanha, Marrocos, Senegal, Burkina Faso, Gana, Etiópia, Uganda, Quênia, Tanzânia e Indonésia.
Mas é confiável?
Segundo a Ecosia, as buscas que você realiza através do seu navegador de Internet são protegidas para que ninguém mais saiba o que lhe interessa ou o que você visita na Internet. Algo que somente uma auditoria de segurança poderia confirmar. Claro, eles afirmam aplicar o modo de navegação anônima para evitar qualquer vazamento de informações fora do seu celular.
Em relação aos seus projetos, por meio de seu site, eles apresentam mensalmente um relatório de despesas e investimentos. Tudo isso para justificar tanto a compra das árvores com suas respectivas notas fiscais, quanto para informar todas as despesas intermediárias que existem no reflorestamento, como mão de obra.
