Índice:
A Huawei está se preparando há muito tempo para o lançamento do que podem ser os telefones mais poderosos do ecossistema Android. No entanto, há um problema latente que não deixou de existir desde que a marca teve problemas com o governo Trump. Estamos falando dos novos Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro, que podem ser lançados sem aplicativos do Google.
Os novos Mate 30 serão os telemóveis com mais tecnologia depois dos dobráveis (que ainda não estão à venda) e vão ultrapassar as tecnologias da Samsung e Apple assim como o anterior Huawei P30 e P30 Pro.O problema de toda essa tecnologia é que ela pode chegar ao mercado sem aplicativos tão necessários como Google Maps, Google Play ou o mesmo cliente de e-mail, Gmail.
Huawei não chegou a um acordo com os Estados Unidos
Huawei é a principal marca da China, pilar fundamental para os Estados Unidos espremer seu governo nessa guerra tarifária e comercial em que ambos estão envolvidos. É por isso que a empresa permanece na famosa lista negra que proíbe empresas nos Estados Unidos de vender produtos ou serviços sob esta marca chinesa Isso afeta diretamente várias seções, mas pode até determinar um problema sério quando se trata de se relacionar com empresas como Google e Huawei, impossibilitando que o Android desta última seja adotado pela marca chinesa.
No momento, aguardando seu lançamento oficial, a Huawei só poderia usar o Android de código aberto, uma versão do Android que não é e Google Play, nem Google Maps, nem Google Fotos, sem Gmail e outros aplicativos importantes como o Google Pay.Seria um duro golpe para a marca, mas passados meses de rumores e algumas semanas após a sua apresentação, tudo parece indicar que o problema não foi resolvido. Eles reportam da CNBC.
O Huawei Mate 30 não teria as mesmas atualizações
Este acordo não afeta apenas o campo de software e aplicativos, mas também pode afetar as atualizações de segurança do sistema operacional. Bem AOSP, a versão gratuita do Android que eles poderiam usar sem nenhum tipo de limitação, não recebe atualizações de segurança rapidamente, assim como aquelas empresas que pagam pelo próprio Google Android. Também não é esperado que o Huawei Mate 30 integre o HarmonyOS, que seria usado apenas para outros tipos de dispositivos da própria empresa, como smart TVs ou dispositivos de automação residencial.
Devemos esclarecer que nada disso é oficial. A apresentação do Huawei Mate 30 Pro está marcada para 19 de setembro em Munique (Alemanha) e será nesse dia que finalmente saberemos se Huawei e O Google conseguiu criar uma ponte que lhes permite oferecer o Android do Google ou eles terão que oferecer uma versão EMUI gratuita dos aplicativos do Google.
Acertou? A contagem regressiva para HuaweiMate30 começa agora!
- Huawei Mobile (@HuaweiMobile) 1º de setembro de 2019
Não poderíamos usar Gmail ou Google Play no Mate 30 se isso for confirmado?
Apesar de tudo, isso não seria uma novidade no ecossistema Android. A Huawei poderia lançar seus dispositivos para a China, onde atualmente não integram mais o Android do Google, e adiar seu lançamento na Europa até que a disputa seja resolvida. A mesma coisa aconteceu quando a Xiaomi lançou pela primeira vez seus telefones sem o Android do Google.
Tudo foi corrigido usando um aplicativo não oficial que permitia instalar os serviços do Google em qualquer telefone Este é um processo oficial não oficial e não verificado pelo Google, mas com certeza a Huawei poderia adicionar indicações nos telefones para que os usuários pudessem realizá-lo evitando muitos problemas para se adaptar a este novo Android sem o Google.
