Um bug compartilha postagens privadas do Instagram e histórias do Instagram
Índice:
Uma nova falha de segurança aciona alarmes no aplicativo Instagram. E tem a ver com os vídeos efémeros ou 'Stories' que criamos e vemos todos os dias. Ao que tudo indica é um problema que tem origem na configuração de contas que são privadas e na sua gestão de mensagens e Stories. Com apenas alguns cliques do mouse em qualquer navegador da web (o problema não é se você usa Chrome, Firefox ou Chromium), você pode expor as URLs privadas de mensagens e histórias, armazenadas nos servidores do Facebook.Lembremos que o Instagram pertence ao empório de Mark Zuckerberg, que também é o dono do WhatsApp.
Suas fotos privadas, visíveis para todos
Dessa forma, qualquer usuário, através de um simples navegador web, pode inspecionar o código que compõe uma página através das ferramentas específicas que esses navegadores oferecem. Na seção 'Img' do cabeçalho denominado 'Rede', ao clicar em 'Inspecionar', aparece a URL da imagem exibida, seja ela pública foto (para que não houvesse problema) ou uma história efêmera. A referida URL pode ser compartilhada e visualizada a qualquer momento com qualquer internauta, mesmo que a conta da qual provém a referida imagem ou vídeo efêmero seja privada.
The Verge confirmou que esse procedimento, embora possa ser um pouco trabalhoso e tedioso, pode ser realizado até mesmo por pessoas que não possuem muitos recursos hackers.Ao recarregar uma conta privada e carregar a seção 'IMG' na inspeção do elemento da web, eles puderam verificar se a URL estava correta e se poderia ser compartilhada para o resto do mundo ver. E devemos lembrar que eles testaram com uma conta totalmente privada. Eles verificaram, no entanto, que esta não era uma configuração do Instagram (que um usuário poderia encontrar as URLs de suas fotos e vídeos em sua própria conta privada) e, de fato , qualquer pessoa pode realizar esta mesma ação. Você que está nos lendo também pode fazer. Se sua conta for pública, logicamente, isso não afeta você. Mas tome cuidado se você tiver sua conta bloqueada porque o Instagram não está gerenciando muito bem a privacidade deles.
De acordo com o Facebook, isso não é um problema
Além disso, se você teve uma conversa privada com alguém que tem uma conta bloqueada, você também pode acessar a foto do perfil dela , embora para isso devamos ter acesso à sua conta, sua linha do tempo de fotos e suas histórias.Isso, sem dúvida, questiona a eficácia dos engenheiros e desenvolvedores do Instagram. O Facebook não demorou muito para responder a esse problema de segurança. Nas palavras da própria rede social, esse comportamento de busca pelo URL de uma foto privada não está longe da ação de tirar uma captura de tela. A empresa não detectou nenhuma movimentação abusiva em relação ao Instagram. Um porta-voz do Facebook disse:
« O comportamento descrito aqui é o mesmo que tirar uma captura de tela da foto de um amigo no Facebook e Instagram e compartilhá-la com outras pessoas. Não dá às pessoas acesso à conta privada de uma pessoa »
No momento, pelo que vimos, não podemos fazer nada para evitar, se tivermos uma conta privada , alguém compartilhando nossas fotos com terceiros.
