Por que 'excluir para todos' uma mensagem do WhatsApp não é tão seguro quanto você pensa
Índice:
Parece uma função que sempre existiu, mas que apagar uma mensagem já enviada foi uma revolução para o WhatsApp em outubro de 2017 Quase dois anos depois que começou a aparecer nos celulares, já estamos completamente acostumados a deletar dados, informações ou mesmo uma foto que não queríamos ou deveríamos compartilhar em um chat. E todos o aceitaram como algo lógico, necessário e, ainda por cima, seguro. Bem, agora é hora de saber que nem mesmo o WhatsApp é responsável por essa função de deletar a mensagem.
E não é necessariamente que tenhamos sido enganados nesses dois anos, é que a função nunca foi totalmente efetiva. Embora tenhamos sido levados a acreditar que o outro usuário da conversa não veria a mensagem, a verdade é que existem fórmulas para evitar que esses conteúdos sejam realmente excluídos do chat. E ainda mais, agora foi descoberto que, no caso da plataforma iOS, ou seja, se você tiver um iPhone, é possível que aquelas fotos que você pensou ter apagado nunca mais tenham foi completamente deletadoMas o pior é que o WhatsApp parece estar tranquilo quanto a isso.
WhatsApp não apaga fotos no iPhone
Uma informação recente publicada no TheHackerNews.com refere-se a um problema de privacidade que afeta o WhatsApp para iPhone. Conforme publicado, quando uma foto é enviada para um usuário do iPhone e depois excluída, uma cópia dela é armazenada no rolo da câmera ou galeria do iPhoneO WhatsApp informa no chat que a mensagem foi apagada, mas a verdade é que os vestígios permanecem.
Aparentemente, após informar o WhatsApp sobre esse fato, a empresa afirmou que essa função de exclusão não garante que o conteúdo permaneça completamente excluídoEle se concentra, sim, no conteúdo que desaparece do WhatsApp. No entanto, eles parecem limpar as mãos do usuário receptor que visualiza o conteúdo. Ou porque estava presente na conversa antes que o remetente pudesse excluí-lo ou porque no iPhone essas cópias de arquivos multimídia são baixadas por padrão para a galeria.
O problema vem de uma opção que está ativa no WhatsApp para iPhone por padrão, e que permite baixar todo o conteúdo multimídia dos chats para a galeria do terminal.Se esse recurso não estiver desativado, de pouco adianta deletar uma mensagem no WhatsApp. Mesmo quando feito durante a hora, 8 minutos e 16 segundos que o app permite usar a função delete para todos.
É claro que no Android, quando você usa esse recurso, não apenas a foto do destinatário é excluída, mas também a do remetente. Deixando menos pegada e mais privacidade Mas isso não significa, em nenhum caso, que o destinatário não possa ver o conteúdo antes de ser excluído.
Aplicativos para coletar todas as mensagens
Claro, não devemos esquecer que existem outras ferramentas úteis para salvar todo o registro de uma conversa do WhatsApp. E com isso queremos dizer o armazenamento de todas as mensagens, mesmo aquelas que são apagadas após o envio. É o caso do WAMR para celulares Android, com o qual deixa uma cópia de todas as mensagens recebidas do WhatsApp, mesmo que sejam apagadas posteriormente.Você só precisa instalá-lo e depois revisar as mensagens salvas aqui.
Embora você não precise de um aplicativo para forçar uma mensagem a permanecer em um chat. O próprio aplicativo WhatsApp possui um bug ou truque útil para que os dados não sejam excluídos. Basta criar uma resposta para uma mensagem Dessa forma, se a mensagem original for excluída, ela ainda poderá ser lida junto com a resposta abaixo.
Talvez por tudo isso, o WhatsApp não queira se responsabilizar por sua própria função. E existem muitas técnicas e ferramentas para manter tudo o que é falado em um chat. O que foi dito continua sendo dito. Portanto, a privacidade é algo relativo no WhatsApp.