Descubra quais são os últimos negócios de influenciadores
Índice:
- Como o Cleb funciona
- O negócio por trás da Cleb
- Colaborando com ONGs ou apenas fazendo pose?
- Este serviço terá sucesso?
Se você é um daqueles que se pergunta como os instagrammers, youtubers e outros influenciadores que você segue em suas redes sociais ganham dinheiro, aqui está uma nova resposta. E parece que os investimentos publicitários e as campanhas com as marcas não são suficientes para manter a indústria desses perfis repleta de seguidores. Agora uma nova plataforma propõe uma forma diferente de monetizar o número de seguidores ou a fama dessas celebridades.Chama-se Cleb e é um aplicativo para mensagens personalizadas
Dessa forma, sob a desculpa de colocar celebridades e usuários em contato direto, gera-se um novo modelo de negócio que busca ganhar dinheiro através algo que já estava presente nas redes sociais. Ou será que o envio de mensagens privadas para uma celebridade no Instagram não era mais feito? E será que mencionar alguém no Twitter para responder ou atender algo é novidade? Claro que, nesse caso, a ideia é propor que a celebridade envie uma mensagem em vídeo com motivos de incentivo, apoio ou qualquer outro tipo. Uma boa desculpa para surpreender o seu parceiro, amigo ou familiar com uma mensagem de uma das suas celebridades favoritas. Claro, neste caso mediante pagamento.
Como o Cleb funciona
Basta que o usuário acesse a web ou baixe o aplicativo Cleb em seu celular Android ou iPhone. A partir daqui você pode procurar um Cleb ou celebridade para gravar um vídeo com o seu pedido.Basta procurar o desejado e preencher um formulário simples. Aqui podemos especificar se o vídeo que queremos gravar é para nós mesmos ou para outra pessoa Também podemos comentar o que queremos que diga ou que assunto fala sobre.
Feito isso, solicitamos a reserva do vídeo na Cleb, que analisa a solicitação em no máximo 7 dias. A reserva não tem custo, mas parte do pagamento já é debitado em nosso cartão de crédito. Uma gestão obrigatória para realizar tudo isso. Se o pedido for aceito, o cleb costuma ter um prazo de alguns dias para gravar um vídeo que não costuma durar mais que dois minutos Não há fixo duração , portanto, depende da criatividade e experiência do influenciador.
Quando o vídeo já foi gravado, o serviço Cleb se encarrega de levá-lo ao usuário que o solicitou. É aqui quando a solicitação é coletadaAssim, o usuário fica com o vídeo da celebridade de plantão, Cleb cobra sua comissão e o influenciador cobra o dinheiro.
O negócio por trás da Cleb
O aplicativo e site Cleb é uma plataforma intermediária que se encarrega de contatar e gerenciar as solicitações dos usuários. Ou seja, recebem os formulários de quem deseja entrar em contato com uma celebridade. Eles também coletam o tópico sobre o qual os influenciadores devem falar ou para quem o vídeo em questão deve ser direcionado. Além disso, gerenciam a entrega por e-mail e pelo aplicativo, para que o usuário baixe o vídeo e compartilhe com a pessoa especial.
Para esse trabalho, eles ficam com 30% do pagamento que o usuário faz à celebridade de plantão. Acrescenta o correspondente IVA.Um preço variável que depende do que a Cleb ou influenciador decidir cobrar por esses serviços, já que eles podem escolher o valor à vontade. Para tal, e segundo comentários no site da Cleb, podem basear-se no número de seguidores das suas contas sociais ou noutras escalas personalizáveis.
Navegando no site do Cleb encontramos nomes tão coloridos e variados como Carmen Lomana, que pede 20 euros para personalizar uma mensagem que não chega a dois minutos de duração. Há ainda o futebolista Álvaro Arbeloa, que no seu caso sobe a cachê para 30 euros para os seus. Sai mais barato pedir um vídeo à influencer e escritora Mery Turiel, ou mesmo ao futurólogo Rappel. Há de tudo para escolher, sendo esta a chave do Cleb, onde mais celebridades podem convergir para satisfazer as necessidades de atenção dos usuários.
Colaborando com ONGs ou apenas fazendo pose?
Claro que nem tudo são pagamentos diretos para celebridades e comissões para Cleb.Assim que entramos no site do serviço, podemos ver como o espaço generoso é alocado para organizações sem fins lucrativos Organizações que podem colaborar com a Cleb para entrar em seu programa e receber doações dos usuários. Ou melhor, das Clebes ou celebridades que decidem destinar toda ou parte de sua renda para a criação de vídeos.
Falamos com Cleb para tentar identificar se as celebridades que aparecem marcadas com o ícone da ONG doam toda a renda para uma organização ou apenas uma pequena parteOu se é mais um distintivo para melhorar a imagem do serviço, com doações minoritárias dentro do pagamento que os usuários fazem neste serviço. Segundo nos foi dito, durante a semana do lançamento todas as celebridades vão doar 100% do que conseguiram com suas mensagens para diferentes ONGs. Após esta primeira semana, cada celebridade decide a porcentagem que decide alocar para causas sem fins lucrativos.
Este serviço terá sucesso?
No momento, os influenciadores que participam do Cleb ou têm perfil neste serviço já começaram a divulgá-lo Desde o último dia 24 de setembro , Cleb iniciou seu serviço real, acessível a qualquer usuário que visite a web ou o aplicativo. É por isso que você poderá encontrar várias histórias falando sobre este serviço, embora não pareça que ainda tenha se espalhado amplamente entre os usuários em alguns dias, já que poucos vídeos de celebridades estão sendo compartilhados nas redes sociais de outros usuários.
Resta saber, portanto, se essa forma de interação entre usuários e influenciadores ganha peso. E se as pessoas comuns decidirem que alguns minutos do tempo de uma celebridade valem o dinheiro que pedem por isso. Ou se ficam com o funcionamento normal das redes sociais, onde um RT, uma DM e este tipo de interações os deixam felizes ou ajudam as causas que defendem sem ter para pagar por isso.Só temos que esperar alguns dias para ver se a promoção e a abordagem de Cleb conseguem encontrar o que ele deseja.
Enquanto isso, os influenciadores continuarão procurando novas maneiras de ganhar dinheiro com seus seguidores, influência e visibilidade. Seja com o dinheiro das marcas ou, diretamente, com o dos usuários, como é o caso do famoso mestre online do JPelirrojo que tanto tem dado o que falar nos últimos dias.