Índice:
Se passa por Madrid, ou se vive nesta cidade, saberá que existe agora uma polémica zona central e interdita a veículos. Pelo menos para aqueles que poluem. Chama-se Madrid Central, e é uma medida que entrou em vigor em 30 de novembro de 2018. Tem como objetivo reduzir os níveis de poluição no centro da cidade , embora para isso tenha de recorrer a multas caso a sua viatura não esteja adaptada. Mas como saber tudo isso se apenas se deixa guiar pelos aplicativos de GPS de plantão? O Google Maps e o Waze estão prontos para informar você sobre o centro de Madri?
Testamos os dois aplicativos, ambos pertencentes ao Google, para ver se uma rota com destino em algum lugar no centro de Madri receberia alertas, evitaríamos este território ou nos levaria diretamente a uma multa, se não circularmos com veículos eco-responsáveis. Foi isso que aconteceu conosco.
Com Google Maps
A primeira opção é usar o Google Maps, a ferramenta mais completa do Google quando se trata de ter direções não apenas como GPS, mas como guia de empresas e ruas do mundo. Contém incluindo a função de navegação, embora para isso tenhamos que indicar um ponto de destino específico, escolher o tipo de veículo e iniciar a rota.
Pois bem, escolhemos a Puerta del Sol e o carro como veículo para iniciar a viagem. Até agora, nenhum aviso indica a presença de Madrid Central, ou restringe ou varia a rota, que vai diretamente de nossa localização ao ponto indicado.
Ao percorrer este percurso, o Google Maps informa-nos sobre os radares fixos, mas não sobre a limitação de estacionar no centro de Madrid com um veículo com a etiqueta C ou B. Claro, em nenhum momento o Google Os mapas nos dizem que Ele perguntou sobre nosso veículo. Portanto, não sabe se estamos dirigindo, se somos co-pilotos ou se temos um tipo de carro ou outro. Com isso, é impossível para ele nos dizer que não poderemos estacionar na Puerta del Sol Então ele nos direciona para lá alegremente e sem precauções de qualquer gentil.
Pesquisando entre as opções do aplicativo, também não encontramos a possibilidade de restringir áreas ou evitá-las em nosso caminho. Apenas encontramos informações sobre a possibilidade de que o aplicativo evite Madrid Central quando houver alertas de alta poluiçãoMas sem ser um recurso que possamos gerenciar manualmente.
Resumindo, se você usar o Google Maps estará perdendo informações e ganhando chances de ser multado no centro de Madri. Desde que seu veículo não possa ser estacionado nesta área.
Com Waze
O Google comprou o Waze depois de ver o progresso e as possibilidades deste aplicativo. E, de fato, já copiou algumas de suas funções no Google Maps. No entanto, continua a ser a melhor opção como navegador GPS graças à própria comunidade, que alerta para qualquer perigo na estrada, bem como radares móveis e outros elementos que não estão no Google Maps.
Tentamos inserir o mesmo endereço no Waze, Puerta del Sol em Madri. Sugere vários percursos, como sempre. Mas antes de iniciar a marcha, aparece uma mensagem de alerta. Embora nos apareça em inglês, com o título Ticket alert, é fácil perceber o que significa graças ao ícone de autocolantes e zona que nele aparece .A mensagem nos informa que nosso destino está em uma área de tráfego restrito que requer um passe especial.
O mais interessante do Waze é que ele permite que você adicione aquele passe ou adesivo. Se clicarmos em Adicionar passe, nos leva ao menu do aplicativo, onde podemos incluir passes de pedágio e HOV. Nesta tela, podemos clicar no passe local Madrid Central para adicioná-lo à nossa coleção. Só temos que fazer isso se tivermos os adesivos correspondentes para circular por esta área. Ou seja, se tivermos uma viatura com 0 emissões ou com autocolante ECO. Se tivermos o autocolante C ou B, só podemos circular sem parar pelo centro de Madrid.
Com isso, o Waze nos levará ao destino escolhido dentro do centro de Madri. Se não adicionarmos nosso passe, Waze não levará você nas estradas que estão dentro desta área. Isso evitará que você seja multado ou incorra em infrações de trânsito.
Conclusões
É claro, então, que o Waze continua a ser a melhor opção para conduzir o seu carro em Madrid. Sua comunidade de usuários indica os elementos presentes na estrada praticamente em tempo real. Você também pode especificar detalhes do seu veículo, como ter um passe ou não para Madrid Central. Então, se você precisa de um navegador e mora ou vai passar pelo centro da capital, é melhor usar o Waze ao invés do Google Maps.
Segundo a comunidade do Google Maps, este aplicativo também pode desviá-lo de Madri Central nos dias em que o protocolo foi ativado devido à alta poluição. Isso é bom. O problema é se você tem um veículo Eco ou 0 emissões, pois não saber sobre o seu carro restringirá as rotas pela área central de Madri durante esses dias. Em outras palavras, que não o levará ao seu destino no centro de Madri, mesmo quando você puder chegar lá legalmenteUma função que esperamos possa ser opcional no futuro. Ou, pelo menos, aprender com seu aplicativo primo-irmã a adicionar passes ou adesivos ao dirigir.
Até hoje, o Waze continua sendo o claro vencedor no trânsito de Madri, com acréscimos como compartilhar uma rota, conhecer os preços dos combustíveis, adicionar uma parada intermediária ou especificar esses tipos de passes para circular por um ou outro através da. Nossa recomendação se você está viajando por Madri ou não Claro, ter os dois aplicativos instalados no seu celular também não é um problema. Portanto, aproveite cada um deles em momentos diferentes.
Lembre-se, também, que o Waze é totalmente compatível com o Android Auto, quer você tenha uma tela com um dispositivo de navegação integrado ou use seu celular como GPS. Você não perderá visibilidade ou funções ao usá-lo como navegador no painel.