Índice:
Com certeza você já leu alguma notícia falsa na internet. Muitas 'Fake News' circulam na rede e se espalham como fogo pelo WhatsApp e diferentes redes sociais, como Facebook ou Instagram. Até a mídia ecoa essa notícia, fazendo com que cada vez mais usuários leiam, acreditem e compartilhem. Há algum tempo, as principais empresas de internet vêm adicionando funções e avisos para evitar essas notícias falsas.No WhatsApp, por exemplo, adicione um aviso de reenvio para evitar boatos. Facebook adicionou um novo aviso que aparecerá em nosso mural quando houver uma notícia falsa.
O aviso aparecerá exatamente na publicação e de forma que o usuário pode entender claramente que esta imagem ou link pertence a uma fake news, e que foi contrastado para verificar sua autenticidade. O aviso é muito semelhante ao já exibido por ambas as plataformas em conteúdo sensível (violência, acidentes, maus-tratos a animais...). Como podemos ver na imagem, o aviso dirá 'Informação falsa', e mostrará por que meio a notícia foi desmentida. Também teremos um botão para descobrir em detalhes por que é uma notícia falsa. Por exemplo, porque o vídeo foi editado, porque pertence a uma notícia de alguns anos atrás, ou porque é um vídeo preparado, entre outros motivos. O feed que compartilha este conteúdo no Facebook ou Instagram sinalizará um aviso.Este aviso também aparecerá nas histórias do Instagram.
Novas opções no Facebook
Além deste novo aviso a partir do próximo mês, o Facebook também fará grandes mudanças nos perfis e feeds de notícias. Por exemplo, eles adicionarão uma nova guia chamada "Organizações que executam esta página" nas principais contas de notícias do Facebook. Esta aba mostrará as informações das contas que gerenciam este perfil para dar maior transparência ao usuário. A plataforma de Mark Zuckerberg também mostrará aos usuárioss quanto os principais partidos políticos gastaram em . Além de bloquear as contas que motivam a não votar.
Via: Instagram.
