Índice:
Uma nova tendência está a invadir todos os supermercados de Espanha e de outros países europeus. Acontece que você vai até as vitrines de comida e de repente alguém pega o celular para escanear o código de barras de um produto, procurando por informações sobre o quão natural é o produto, ou como é processado Para isso, são utilizados aplicativos como Yuka, MyRealFood, CoCo, etc. Gostaríamos de parar e comparar o mais usado, Yuka vs MyRealFood.
Ambos os aplicativos são projetados para indicar ao usuário a "qualidade" de um alimento, mas o que muitos consumidores não sabem é que isso não é totalmente verdade.Os especialistas alertam que esses tipos de aplicativos não são totalmente confiáveis e apresentam algum outro problema que devemos discutir. É por isso que paramos para investigar minuciosamente como Yuka e MyRealFood funcionam para explicar a você quais é mais confiável dos dois.
Como funciona o Yuka – Análise de Produto?
Yuka é o aplicativo mais usado e popular, com mais de 10 milhões de usuários e um banco de dados com mais de 7 milhões de produtos e 300 mil produtos cosméticos. Yuka é um app que nos ajuda a analisar mantimentos, bebidas e cosméticos. O aplicativo segue 3 critérios:
- 60% da pontuação Nutriscore, para determinar sua qualidade nutricional.
- 30% com base na presença de aditivos.
- 10% se o produto for orgânico ou não.
O aplicativo classifica os produtos de 1 a 100 como excelentes, bons, ruins ou medíocres. Ele ainda mostra uma aba com os componentes positivos e negativos do produto, pegando informações do OpenFoodFacts. Este aplicativo é caracterizado por penalizar fortemente os aditivos e recompensar muito o que o Nutriscore recompensa (a presença de frutas, vegetais, nozes, fibras e proteínas). Ele ainda oferece recomendações alternativas mais saudáveis para produtos que, em teoria, não são.
O principal problema deste aplicativo é que ele dá igual importância a todos os aditivos, alguns dos quais são essenciais e que não devem bater as notas. Além disso, devemos levar em conta que não existe nenhum estudo que diga que um produto "orgânico" é mais saudável do que um que não o seja.
Como funciona o MyRealFood – Realfood Scanner?
MyRealFood é uma app especializada no grau de processamento, à qual se acrescenta a classificação NOVA. A ideia do MyRealFood é dizer o que é comida de verdade, quais produtos são processados e recomendar que você evite produtos ultraprocessados para perder peso. MyRealFood é uma app que nos ajuda a analisar produtos alimentares e segue um critério muito diferente do anterior:
- Uma versão adaptada do sistema NOVA.
- O sistema chileno de carimbo preto para indicadores informativos.
O aplicativo classifica os produtos em 3 categorias: comida de verdade, bem processados e ultraprocessados. Deixa de lado os ingredientes dos alimentos, muito difíceis de medir com o sistema NOVA, e acrescenta indicadores informativos como: alto teor de açúcar, alto teor de sal, alto teor de gordura saturada, alto teor calórico, etc.Também marca os aditivos se são seguros ou controversos com base nas opiniões da EFSA e estudos independentes. Ele ainda dá algumas dicas para comer melhor. O aplicativo premia produtos pouco processados ou com bom perfil nutricional.
O mais notável do MyRealFood é que ele tem muitos recursos extras graças à sua grande comunidade, como grupos para compartilhar receitas, um fórum com recomendações, etc. A aplicação falha da mesma forma que a anterior: tem uma pequena base de dados e penaliza igualmente os aditivos, independentemente de serem ou não benéficos para o consumidor.
Qual é o melhor dos dois?
Se analisarmos friamente, veremos que há muitos problemas por trás desse tipo de aplicativo. A própria OCU tem mostrado que existem muitos problemas por trás dessas aplicações O principal deles é a f alta de transparência no tratamento das classificações.Nenhum dos dois aplicativos revela claramente como lida com todos os critérios para desenvolver um ranking de quão saudável é um alimento.
Os aplicativos usam diferentes sistemas para medir a qualidade nutricional ou quão saudável é um alimento mas a verdade é que isso não é suficiente para saber com precisão medir o quão saudável ou real é um alimento. A isso devemos somar o número de erros na análise do produto, pois muitos aditivos são nomeados incorretamente e alguns alimentos não têm todos os seus componentes corretamente na ficha do produto.
Depois de todos esses tipos de aplicativos, muitas dúvidas surgem sobre como uma grande marca poderia espalhar os cofres de qualquer um desses aplicativos para evitar que seus produtos sejam melhor classificados dentro das margens "não transparentes" que esses aplicativos aplicam a seus critérios de seleção. Você pode imaginar que isso está acontecendo? De momento, não foi revelado nenhum caso que o assegure, mas é verdade que depois da f alta de transparência com este tipo de apps, é fácil surgirem dúvidas em torno das mesmas.
O que dizem os especialistas?
Os especialistas recomendam considerar o sistema Nutriscore como o mais "correto" e confiável. Esta é a forma de os utilizadores estarem 100% informados sobre a qualidade dos alimentos que estão a consumir. Ninguém conhece melhor os produtos do que os próprios fabricantes e se levarmos isso em conta, o Yuka, graças ao seu maior banco de dados e ao fato de ser baseado (em parte) neste sistema, seria muito mais recomendável do que o MyRealFood.
Apesar de tudo isso, a forma mais "confiável" de medir o que estamos comendo e a qualidade da nossa alimentação é o uso do bom senso. Se você quer levar uma vida mais saudável, não só recomendamos que você use esses aplicativos, mas também pergunte às pessoas que o atendem nos diferentes estabelecimentos e pontos de venda, buscando informações confiáveis sobre todos os alimentos que você come. Além disso, também é recomendado consultar um nutricionista cadastrado no caso de buscarmos melhorar nossa alimentação, somente ele poderá nos indicar de forma personalizada o que seria a melhor dieta para o nosso estilo de vida e as necessidades do nosso corpo.