Como criar um bom currículo para encontrar um emprego
Índice:
Artigo patrocinado por CVWizard
Criar um currículo não é tão complicado quanto você pensa. Você só precisa organizar suas ideias, fazer um pouco de memória e colocar tudo no papel. Na verdade, existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo, desde formulários online até os modelos que você encontra no Microsoft Word. Aqui vamos contar o que você precisa para criar um bom currículo para encontrar um emprego facilmentePasso a passo para não se sobrecarregar e para que o resultado final se adeque à vaga a que se candidata.
Faça um contorno
Antes de tudo, saiba o que você vai fazer. Que informações você precisa. Qual é o trabalho que você aspira. E para esclarecer tudo isso, um esboço é a melhor opção, ou pelo menos o primeiro passo para esclarecer todo o trabalho que vem depois.
Pegue uma folha de papel em branco, um lápis e escreva no topo da folha "CV para..." indicando o cargo ou empresa para o qual você será designado. Lembre-se de que cada trabalho é diferente e cada empresa considera uma ou outra característica ao contratar novos funcionários. Essa é a chave para não perder o foco do seu currículo
A partir daqui estruture o que será seu currículo. O primeiro ponto é sempre informação pessoal.Será a primeira seção, na qual você incluirá seu nome, seu número de telefone, seu atual local de residência... Claro, levando em consideração o cargo para o qual você está se candidatando, leve em consideração e anote neste esquema se você precisar fornecer informações como nacionalidade, sexo, endereço completo, estado civil ou idade. Eles são dados indispensáveis devido a implicações sociais sensíveis. Portanto, pense duas vezes se eles são necessários para sua próxima posição ou não.
Agora é hora de escolher, no seu esquema, se quer indicar primeiro sua formação acadêmica ou sua experiência. O habitual é começar pelos últimos trabalhos desenvolvidos. A ideia é facilitar a tarefa para o entrevistador, para os responsáveis de recursos humanos ou para quem quer que seja seu futuro chefe. Por esse motivo, geralmente é colocado antes. No entanto, nem sempre é conveniente incluir toda a sua experiência. Certamente você já ouviu falar que "homem de muitos ofícios, pouco lucro". Pense novamente para qual cargo e empresa você está se candidatando e escreva em seu esboço o tipo de trabalhos relacionados à oferta que você fez .Se você se lembra das datas ou das empresas, anote também neste esquema, isso o ajudará a desenvolvê-lo no currículo final.
O mesmo vale para o treinamento. Se você tem carreiras diferentes, ou cursos diferentes, pense em quais vale a pena ter em vista da empresa para a qual você está se candidatando. Anote esses pontos-chave no esboço para ter em mente mais tarde.
Embora não seja necessário, nunca é demais mostrar iniciativa e voluntariedade na hora de elaborar um currículo. Por esse motivo, recomendamos que você crie mais uma seção em seu esboço e seu currículo focado em suas habilidades e aptidões Pense em qual experiência você tem em tarefas específicas dentro um trabalho e o que eles podem estar relacionados com o que você faria para a oferta para a qual está se candidatando. Aqui você tem que especificar.Anote as pistas e os detalhes que vierem à sua mente neste esboço inicial, nós o desenvolveremos mais tarde.
Também é comum adicionar uma última seção ao currículo que fala sobre você Uma seção que se afasta um pouco da experiência e preparação , e que foca no pessoal e, também, no que você busca em um trabalho. Pode ser uma seção chamada "sobre mim", onde você conta hobbies, qualidades especiais ou até mesmo detalhes como a faixa salarial na qual deseja se movimentar. Claro, pense cuidadosamente sobre a abordagem do seu currículo antes de completá-lo. Não é o mesmo candidatar-se sem emprego, onde o escalão salarial pode ser variável, a uma situação de melhoria de emprego. Não abra portas ao campo se o que pretende é encontrar rapidamente um emprego. Anote neste diagrama o que você acha que é relevante para esta seção.
Formatos, fontes e cores
Graças ao esquema, o que temos diante de nós é algo como um formulário, e não uma folha em branco para enfrentar. Algo que vai te ajudar a focar em cada parte para que o trabalho não seja árduo. E também para que você só tenha que lembrar o que é importante, sem perder tempo pensando no que colocar em cada lugar.
O formato usual de um currículo é cronológico do mais atual para o mais antigo. A última coisa deve aparecer primeiro. Especialmente no que diz respeito à seção de experiência de trabalho.
Outro ponto importante é a legibilidade e visibilidade do seu currículo. Fique à vontade para usar uma fonte neutra, sem serifa. Ou seja, sem enfeites, nem muito personalizados. Deve ser elegante, simples, ornamentado, mas não deve cair no exagero e cafona. Portanto, fontes simples como Calibri ou Arial são boas escolhas. Não hesite em procurar aquele que mais lhe agrada sem falhar nestes critérios.
A formatação também é importante para melhorar a legibilidade. Os currículos não precisam ser carregados de informações, devem ser comprimidos que você possa explicar em uma entrevista, portanto, um bom espaçamento e um contorno limpo ajudarão a tornar esses comprimidos mais visíveis e confortáveis de ver. Menos é mais, e quanto mais limpo e simples, melhor. O mesmo se você escolher formatos com fundos e formas coloridas. Algo que destaque seu currículo é uma boa ideia, mas tente não enganar as informações nele contidas. Que chama a atenção mas não é o protagonista A melhor opção é reduzir a opacidade das formas e cores para que fiquem em segundo plano como enfeite.
Preencha seu currículo
Com tudo isso em mente e já configurado em seu gerenciador de documentos, só f alta preencher. Uma tarefa muito mais fácil do que se você não tivesse o esquema inicial. Basicamente é completar os pontos que você já tem.
Comece do difícil para o fácil para que a tarefa não seja tão difícil. O mais importante é a experiência profissional. Aqui terá de incluir as datas de início e fim, a empresa onde trabalhou e o cargo que ocupou. Não custa nada desenvolver suas tarefas com frases simples e curtas Aqui tudo é importante, desde o gerenciamento de recursos até a execução de tarefas de escritório.
Depois custará menos para você preencher as informações acadêmicas. Se você tiver os papéis ou títulos em mãos, será mais fácil preencher as datas. Indique a data de conclusão do seu diploma universitário, seu grau mais alto ou o título do curso mais recente relacionado ao trabalho para o qual você está se candidatando.
Mais fácil deve ser, e é por isso que você pode deixar para o final, suas habilidades e aptidões. Aqui você só terá que escrever, com frases simples, aquelas qualidades nas quais você é bom em um trabalho. Não caia em redundâncias como “eu trabalho muito bem em equipe” ou “eu trabalho muito bem sob pressão”.Expresse-se de forma natural e direta. Não rodeios e diga o que você quer dizer Claro, sempre focado na empresa e no cargo para o qual você está se candidatando.
Para realizá-lo, basta preencher os dados pessoais e dar o último toque de estilo ao seu currículo.
Lembre-se de parecer profissional. Portanto, é melhor imprimir em papel de boa qualidade o resultado final. E, se você vai enviar por correio ou vai apresentá-lo através do LinkedIn ou qualquer outra plataforma de trabalho, exporte-o em PDF do Microsoft Word. Basta selecionar Salvar como… e escolher o tipo de arquivo como PDF E não se esqueça de colocar um nome de arquivo neutro como “David-G-Mateo- CV-2019 ", por exemplo.