O aplicativo ToTok desaparece porque descobrem que era usado para espionar
Índice:
Nem tudo é o que parece, dizia uma velha canção. E foi exatamente isso que aconteceu com o ToTok, um aplicativo de mensagens dos Emirados para bate-papo (baixado em milhões de telefones) usado para espionar os usuários. O aplicativo foi apresentado no Google Play e na App Store como uma forma fácil de conversar por vídeo, mensagens ou imagens. É importante esclarecer que este aplicativo, em seu país de origem, foi muito importante, pois ferramentas como Skype ou WhatsApp foram proibidas.
No entanto, o ToTok é um aplicativo espião e este artigo do New York Times o revela. O aplicativo ToTok foi usado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos para rastrear todas as conversas, movimentos, relacionamentos, citações, sons e imagens de quem o instalou em seu telefone.
ToTok tornou-se um aplicativo muito popular no Android e iPhone
ToTok estava no mercado há apenas alguns meses, mas já tinha milhões de downloads no Google Play e na App Store, tanto no Oriente Médio quanto na Europa, Ásia, África e América do Norte. Embora a maioria dos usuários fosse dos Emirados, o ToTok alcançou grande fama nos Estados Unidos. Os governos estão procurando métodos cada vez mais sofisticados para espionar e este foi um deles.
Não podemos ignorar que as nações do Golfo Pérsico tentaram hackear seus rivais por meio de empresas privadas, mas aplicativos como o ToTok fazem isso muito mais rápido, pois seria o usuário que forneceria abertamente seus dados.Há todas as indicações de que o desenvolvedor deste aplicativo é afiliado à DarkMatter, uma empresa de hackers com sede em Abu Dhabi Esta empresa, Dark Matter, já estava sob investigação pelo FBI por um tempo. Na verdade, a Pax AI, a incorporadora, funcionava no mesmo prédio que esta última.
Em questões políticas esse fato é muito grave
Os Emirados Árabes Unidos são os aliados mais próximos dos Estados Unidos no Oriente Médio, usados como baluarte contra o Irã. Apesar de se anunciarem como uma nação moderna, não podemos ignorar o fato de que ali, a liberdade como tal, não é a mesma que em outras nações ocidentais. No momento não temos resposta da empresa desenvolvedora ou qualquer tipo de comunicação, mas o aplicativo foi removido das lojas de aplicativos Android e iPhone na semana passada.
Quem tiver o aplicativo instalado deve saber que ainda pode usá-lo, pois se o APK estiver instalado todos poderão continuar fazendo videochamadas a partir dele.No entanto, tudo parece indicar que é melhor removê-lo do telefone, se você o tiver, pois está sendo usado para espioná-lo. O aplicativo é baseado no famoso aplicativo chinês YeeCall, com uma leve personalização e adaptação para o público que fala inglês e árabe.
O aplicativo também rastreia localização e contatos
ToTok, de acordo com relatórios do NYT, poderia ter sido criado para rastrear o que os cidadãos dos Emirados Árabes Unidos estão fazendo dentro e fora do país. Na verdade, este aplicativo rastreia a localização e os contatos dos usuários A desculpa para fazer isso é que ele usa a localização para prever o clima e procurar contatos para se conectar a amigos. Você também tem acesso aos microfones e outros sensores do telefone.
O aplicativo não criptografa conversas e em sua política de privacidade garante que os dados pessoais dos usuários possam ser compartilhados com seu grupo de empresas .Este app nos faz pensar na quantidade de vezes que os usuários abrem mão de sua privacidade em troca da instalação de determinados aplicativos. Bem, não podemos negar que o Facebook usa nossos dados de forma massiva e, às vezes, de forma que não podemos controlar.
Agora tudo faz sentido por trás do seu projeto de marketing. O aplicativo ToTok vinha realizando fortes campanhas por meio de marcas como Huawei e até se anunciando como uma alternativa gratuita a outro aplicativo muito popular nessa área, chamado Botim. O aplicativo se tornou tão popular que é um dos 50 principais aplicativos gratuitos na Arábia Saudita, Reino Unido, Índia, Suécia e alguns outros países. Você ficará chocado ao saber que a pessoa que executa este projeto já trabalhou com o Pentágono e agências de espionagem nos Estados Unidos.
Um enredo de filme, mas muito real
Parece um enredo de filme que nos mostra que uma guerra está sendo travada no mundo e tem pouco ou nada a ver com energia.Onde vivemos hoje é uma terra onde informação vale seu peso em ouro e escândalos como esses nos lembram que todo mundo quer controlá-la. Aquele que for capaz de lidar com mais informações certamente se tornará o mais poderoso do mundo. Agora você entende por que a Inteligência Artificial avança tão rapidamente em busca de uma forma eficiente de processar big data?