Este é o novo motivo pelo qual o Instagram pode excluir suas fotos
Índice:
- Instagram e as 'notícias falsas': ainda há um longo caminho a percorrer
- Cuidado com o Photoshop em suas fotos do Instagram

Instagram fica sério. Atualmente, a rede social de fotografia onde vivem os influenciadores mais importantes do mundo digital displays muscle muscle contra cyberbullying, hate news e fake news (na nossa língua, as fake news de uma vida). Pois bem, vamos parar neste último ponto.
Instagram e as 'notícias falsas': ainda há um longo caminho a percorrer
Fake news é um problema real.Eles têm tanto poder que podem estabelecer novas presidências, por meio de uma rede de propaganda que se alimenta de nossos dados pessoais, como aconteceu no caso da Cambridge Analytica. É por isso que as redes sociais devem se posicionar contra esse problema e adotar um comportamento de não tolerância. Mas sem passar. E é aqui que temos o problema. A ajuda humana é limitada quando se trata de combater spam e notícias falsas e precisa de algoritmo de Inteligência Artificial para detectá-los. E não é um método infalível, às vezes punindo quem não merece.
Cuidado com o Photoshop em suas fotos do Instagram

Este algoritmo de Inteligência Artificial também é suportado, para detectar conteúdo suspeito de violar as condições do Instagram, em relatórios de usuários.Alguns relatórios que podem ou não ser legais, baseados mais em interesses escusos ou pura inveja de um determinado usuário. Um novo obstáculo para transformar a comunidade do Instagram em uma comunidade saudável e fortalecida. O que está acontecendo, então, nessa nova fase do combate às 'fake news'? Bem, pode haver uma chance de que eles apaguem uma fotografia 'também' retocada com o Photoshop ou com qualquer outro programa. E não importa se a fotografia é um retrato e exageramos no efeito de beleza, ou uma imagem retocada para passar por 'irreal' (a arte não precisa imitar a vida).
O fotógrafo Toby Harriman denunciou através de sua conta pessoal no Facebook. Ao navegar por seu feed ou fotos na rede social, ele constatou que uma de suas imagens havia sido coberta por um filtro desfocado, procedimento que o Instagram utiliza para alertar sobre conteúdos falsos ou que podem ferir a sensibilidade do usuário.A imagem censurada está longe de ferir a sensibilidade mas também está longe de mostrar a "realidade" como ela é. É uma bela estampa de montanhas que, devidamente retocadas, aparecem coloridas de forma fantástica e irreal.

O Instagram tem um problema real na mesa, pois não consegue distinguir, no momento, se determinado material é falso com más intenções (por exemplo, um retoque facial para humilhar uma pessoa, uma montagem em que podem ver-se muito mais manifestantes do que realmente houve, para aumentar o seu sucesso) ou, simplesmente, é uma obra que não tem outras pretensões senão destacar uma determinada tendência artística. Um pôster de filme mostrando planetas e alienígenas do espaço sideral é 'falso'? No momento não há evidência de vida inteligente fora do nosso planeta.E por dentro, o que está lá às vezes não está tão perto quanto deveria estar.
Foi em agosto do ano passado que o Instagram atualizou suas regras para combater informações falsas. Numerosos especialistas consideram que o Instagram é uma das ferramentas mais poderosas para manipular o usuário, parece fazê-lo pensar de uma determinada maneira para atingir objetivos específicos. E com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.