Índice:
Se você é daqueles que assiste suas séries e filmes favoritos diretamente no celular, ou através de um tablet Android, com certeza está preocupado com o consumo de dados. O serviço Netflix tem a grande virtude de baixar seus conteúdos favoritos e tê-los em viagens, por exemplo, sem gastar nem um megabyte de sua taxa de internet. Mas e se você esquecer de baixar algo ou quiser iniciar a reprodução de um filme antes de chegar em casa? Bem Eles também pensaram nisso
É por isso que a Netflix começou a usar o codec AV1 Um codec é uma forma de compactar o conteúdo transmitido dos servidores da Netflix. Ou seja, tornar os arquivos que são enviados pela conexão com a Internet (streaming) menos pesados. Isso significa que você consome menos dados da Internet, não precisa de paradas para carregar conteúdo ou não depende de uma grande infraestrutura de Internet (conexões estáveis e de qualidade).
O curioso desse sistema é que ele melhora ainda mais a compressão do codec que já vinha sendo utilizado até então, o VP9. Especificamente até 20% a mais de compressão Tudo isso, claro, sem que isso seja muito perceptível na qualidade visual. Ou seja, que a resolução seja mantida e nem todo pixelado seja apreciado.Uma obra de engenharia pensada para agilizar a transmissão de conteúdos por uma Internet que não pode ser de grande qualidade.
Este codec foi desenvolvido pela AOMedia (Alliance for Open Media), um conglomerado onde empresas como Netflix, Google, Intel, Cisco, Amazon, Mozilla e Microsoft foram membros fundadores. Essa tecnologia está chegando a mais serviços, como o YouTube, mas no momento está em pleno desenvolvimento, pois, embora seja mais eficiente no gerenciamento de arquivos, exige mais trabalho do computador. Assim, aos poucos, está abrindo uma lacuna graças ao apoio dessas empresas.
Como ativar o codec AV1 no Netflix
A maneira de salvar dados no Netflix é fácil e o codec AV1 está sendo integrado organicamente. É por isso que você só precisa acessar o aplicativo Netflix, exibir o menu da guia Mais e clicar na seção Configurações do aplicativo.Aqui encontramos, em primeiro lugar, a seção Uso de dados móveis Um menu suspenso que já estava presente anteriormente e que nos permite ativar ou desativar o uso de dados móveis para consumir conteúdo Netflix. Ou o que é o mesmo, controle que vemos nossas séries por WiFi ou dados.
Bem, neste submenu devemos escolher a opção Salvar dados Netflix não nos permite especificar o codec que queremos usar para guardar dados. E é que, no momento, parece ser a única opção, a mais eficiente até o momento em termos de economia de consumo de dados. Com isso poderemos carregar o conteúdo mais rapidamente e sem esgotar nossa taxa de dados se não formos suficientemente previdentes na hora de baixar previamente o que mais nos interessa. Tudo isso sem perder muita qualidade de imagem.
Primeiro no mercado móvel
Outro ponto interessante é que a Netflix lançou essa mudança na plataforma Android Algo lógico por ser a plataforma mais difundida em países onde desenvolvimento. Locais onde as infraestruturas de rede nem sempre oferecem a melhor ligação à Internet. Um lugar, então, onde faz mais sentido usar um codec mais eficiente ao transmitir conteúdo via streaming.
Claro, a Netflix garantiu que expandirá esse codec para o resto das plataformas Então é uma questão de tempo até que os usuários em todo o mundo O mundo pode se beneficiar de uma economia significativa de dados quando você não é muito previdente. No momento nem todo o conteúdo transmitido é compactado com este codec, mas a ideia é estendê-lo aos poucos.
