Índice:
Se você acha que compositores se dedicam a grandes obras, trilhas sonoras e direção de orquestras, pense duas vezes. E acompanhe o conhecido youtuber Jaime Altozano, que se dedica a divulgar música através de seu canal com vídeos interessantes de teoria musical aplicada às grandes séries e conteúdos do momento. Desde Star Wars, passando por Game of Thrones, até Bad Will de Rosalía ou por que Mozart não usou o Sim bemol. Mas com este criador de conteúdo você aprenderá mais coisas, como que os efeitos musicais de cada jogo vêm da cabeça de um compositor.E ele tem o seu próprio.
Estamos falando de Kuinik, projeto do qual Altozano participou há 5 anos, segundo suas próprias palavras. E sobre o qual ele falou recentemente em seu Instagram, através do Instagram Stories. Uma revisão de sua carreira como compositor de sons e melodias para entretenimento móvel. E é que são minijogos com os quais se divertir testando o valor do jogador, sua capacidade de observação, habilidades psicomotoras, memória, etc. E onde cada efeito sonoro foi criado por ele mesmo.
Habilidade, memória e concentração
No Kuinik encontramos um jogo dividido em diferentes níveis e repleto de entretenimento individual Muitos deles têm a ver com a sua capacidade de memorização e aviso.Prova disso é o primeiro minijogo da série, e que mostra o próprio Altozano em suas histórias. Consiste em contar quantos sapos há em um desenho. Mas sim, olhando por um pequeno visor que esconde praticamente toda a imagem. Antes que acabe o minuto que o jogo lhe dá, você deve responder com o número exato. Caso contrário, você perderá uma vida.
E assim por diante através de níveis com diferentes estágios dentro de cada um deles. Sempre contando com três vidas ou tentativas para salvar o nível. Se você perder todas as três vidas, terá que recomeçar o nível do zero. Ou seja, você perderá os avanços nas fases ou mini-jogos, e você deve começar do primeiro deles no nível que você alcançou
O desafio fica mais complicado conforme você sobe de nível. E é que cada novo nível terá mais fases e mais minijogos diferentes. Então você terá mais chances de falhar.É aí que o desafio torna esse entretenimento divertido e viciante Não é o jogo mais complicado do mundo, mas é uma alegria jogar.
E muita música
Jaime Altozano colaborou durante muito tempo neste projeto, criando todos os sons e melodias que podem ser descobertos e apreciados no Kuinik. Reparem nas luzes, nos ruídos dos mecanismos que imperam no estilo visual industrial do título, ou mesmo nos botões. Cada coisa que reage tem seu próprio efeito sonoro Até mesmo os diferentes menus, que têm suas próprias melodias.
Ruídos, melodias animadas, sons mecânicos. Tudo é projetado e criado por uma razão e por uma função. Elementos que por vezes passam despercebidos mas que fazem a diferença face a um jogo inacabado ou com pouco cuidado.O próprio Altozano confessa que o orçamento para a criação do jogo foi pequeno, por isso o som é MIDI e não gravações reais, mas mesmo assim soa profissional e terminar. Bem diferente daqueles jogos que conseguem fazer sucesso na Google Play Store e que nem possuem efeitos sonoros, sendo apenas uma mera lixeira para o usuário.
Kuinik é outra coisa. É um produto mimado com muito trabalho por trás dele. E o melhor é que está disponível de forma totalmente gratuita, com poucos anúncios que não atrapalham a experiência de jogo. Está disponível na Google Play Store para Android e na App Store para iPhone.