Facebook perde quase 20% de sua audiência em dois anos
Índice:
- Tendência de baixa
- Também na Espanha
- Para onde está indo o público do Facebook
- Memes, notícias falsas e fotos de bebês
Você se lembra da sua senha do Facebook? Não se preocupe, você não é o único. É o que tem que perder hábitos e costumes. Acontece com você e com um bom número de outros usuários que deixaram de lado a rede social mais populosa do mundo. Facebook não está em seu melhor momento e, de fato, já está encadeando dois anos de perda de audiência em quase todos os níveis. Os dados que medem tanto o uso no mundo quanto na Espanha dizem isso. Cada vez menos é publicado. Cada vez menos surfando.E há cada vez menos usuários ativos.
Tendência de baixa
Não se preocupe, o Facebook continua a ser uma das páginas web com mais visitas na Internet. A chave é que agora está na terceira posição depois do Google e do YouTube, quando antes a plataforma de vídeo do Google não o superava. Isso se deve à tendência de queda de visitas já registrada nos últimos anos Algo que não é comum globalmente na rede social mais massada do mundo.
Segundo dados do Similar Web, as visitas mensais acumuladas pelo Facebook têm diminuído ano a ano. Nada menos que 19,17% de 2017 a 2019 Nesse ano de 2017, o Facebook teve um tráfego brilhante de mais de 30 bilhões de visitas por mês em sua rede social.Mas é claro que os escândalos da Cambridge Analytica, roubos de informações e notícias falsas ainda não haviam acontecido. Talvez por isso, além do crescimento de outras redes sociais, o Facebook perdeu quase 6 bilhões de visitas por mês em apenas dois anos, o que os deixa com uma média de 24 bilhões de visitas em 2019. Um golpe para uma rede social que até então um par de anos atrás só sabia como adicionar visitas e usuários.
E estes são dados do passado 2019. Resta saber se o trabalho que está a ser feito nesta rede social servirá para aumentar a audiência e o interesse dos utilizadores. Pessoas que já sabem que serão bombardeadas com notícias falsas o tempo todo, embora Facebook tenha removido mais de 500 milhões de contas falsas todos os meses, segundo dados do relatório da transparência da própria empresa.
Facebook ainda tem muitas ferramentas a seu favor para manter a audiência. Afinal, todos nós já postamos fotos com nossos amigos e familiares em algum momento, e essas memórias podem nos prender à ideia de não deletar a conta , embora não vamos usá-lo. E o mesmo se tivermos usado o Facebook como calendário de aniversários. Mas será preciso ver se isso é suficiente para que o fluxo de usuários e visitas não continue mês a mês.
Também na Espanha
Os dados do estudo da The Social Media Family também corroboram os dois anos de perda do Facebook. Embora se concentrem no território nacional para mostrar como está afetando a fuga dos usuários. Assim, descobriram que em 2019 a rede social perdeu mais de 2 milhões de usuários ativos em relação ao ano anterior
Facebook na Espanha tem 22 milhões de usuários. Embora essa tendência esteja mudando há alguns anos. Em 2015 foram recolhidos os mesmos dados, mas a tendência foi ascendente em 2016 com um total de 24 milhões. Em 2017, o Facebook caiu para 23 milhões, e parecia apenas um pontinho em comparação com os 24 milhões que alcançou em 2018. Agora parece que a tendência de queda continua ainda mais forte.
Outro fato interessante sobre o uso do Facebook na Espanha é que Madri, Barcelona e Valência são as cidades com mais perfis. O vencedor deste pódio é Madrid, com pouco mais de 3 milhões de perfis, ficando Barcelona em segundo lugar com quase 2 milhões e Valência em terceiro lugar com os seus 730.000 perfis. Também é sabido que as contas que estão tirando o máximo proveito do Facebook na Espanha, e nunca melhor dito, são as de Real Madrid, Barcelona CF e LaLiga Football em geral e essas contas em particular parecem sobreviver ao descaso dos usuários dessa rede social.
Para onde está indo o público do Facebook
No relatório da Similar Web é interessante a comparação e luta entre Facebook e YouTube E parece que essas duas grandes plataformas são disputando a audiência. Pelo menos eles apresentam os mesmos dados no mercado americano. A diferença é que, diante da perda do Facebook, o YouTube voltou atrás.
Claro, não é para colocar as mãos na cabeça. Não se deve esquecer que o Facebook possui outros aplicativos e redes sociais líderes em seus segmentos. Estamos falando do Instagram, uma rede social de fotografia e vídeo que conquista o mercadocomercial graças a influenciadores e marcas que buscam visibilidade. E o mesmo vale para as mensagens do WhatsApp.Um aplicativo que pode se orgulhar de ter alcançado 2 bilhões de usuários ativos mensais em 2020 E que está presente em todo o mundo, junto com o Facebook Messenger, que é o outro mensageiro aplicativo que domina o mercado.
Entre WhatsApp e Instagram, crescimento de visitas é de 74% ano contra ano. Assim, o Facebook mantém um bom pool de usuários, conteúdo, plataformas e tráfego. A questão é o que ele fará para superar sua própria rede social.
Memes, notícias falsas e fotos de bebês
Se você perguntar por que as pessoas ao seu redor pararam de usar o Facebook, é provável que receba a mesma resposta. “Eles só publicam bobagem” E, apesar dos esforços dos engenheiros do Facebook, o mural desta rede social tem sido preenchido com propaganda política, mensagens racistas, fortemente carregadas politicamente e mensagens motivacionais e melosas.Tudo isso somado aos memes e às fotos de bebês e casamentos que um membro da família ainda compartilha. Algo que há alguns anos foi inovador, mas agora está ultrapassado com a evolução do consumo.
Mais interessantes e compartilhados são os Stories do Instagram, ou mesmo os Estados do WhatsApp. Recurso que Facebook também quis copiar, mas não é tão atraente devido à f alta de usuários ativos.
Além disso, embora redes sociais como Instagram e TikTok tenham perfis predominantemente jovens, cada vez mais pessoas estão entrando na onda. E para isso você tem que deixar algo para trás. Teremos que ver se a tendência continua e se o Facebook consegue estancar o sangramento de usuários e visitas. Certamente é hora de fazer algo por isso. Ou estamos diante da crônica de uma morte anunciada?
