Índice:
- Não torne seu perfil privado
- Permitindo ser adicionado a grupos
- Não proteja sua conta do WhatsApp
- Não bloqueie chats com sua impressão digital
- Deixe suas sessões do WhatsApp Web abertas
Poucos usuários realmente se preocupam com a privacidade e segurança de suas contas do WhatsApp. O normal é instalar o aplicativo, configurar a conta com o número de telefone e começar a conversar. E sim, o WhatsApp é tão simples quanto isso. Mas há certos perigos que você pode evitar se não cometer erros de novato e passar alguns minutos configurando sua conta do WhatsApp como deveria. Aqui, contamos os erros que geralmente são cometidos e como corrigi-los.
Não torne seu perfil privado
Como dizemos, o normal é começar a trabalhar com o WhatsApp configurado como padrão. Isso fará com que qualquer pessoa tenha acesso ao nosso perfil. Claro, desde que você tenha nosso número de telefone. Dessa forma, você poderá ver nossa foto de perfil, sua frase de status escolhida e outros detalhes que talvez não queiramos tornar públicos para qualquer pessoa. Não podemos esquecer que há quem, depois de bloqueado, consiga aceder a todos estes dados apenas guardando o nosso número noutro telemóvel. Mas pode ser evitado.
Abra o WhatsApp e clique nos três pontos no canto superior direito para encontrar a seção Configurações. Aqui você encontrará uma nova tela cheia de seções, entre as quais você deve escolher Conta para finalmente chegar à seção Privacy.
Nesta seção, você pode escolher quais pessoas e contatos terão acesso às informações do seu perfil.Desde a última vez que você se conectou, até a foto do perfil, as informações que você adicionou ou o status. A opção mais restritiva é sempre Ninguém, com a qual absolutamente ninguém poderá ver esses dados do seu perfil. Mas se você quiser confiar um pouco mais em si mesmo, pode escolher Meus contatos. Assim, apenas os usuários do WhatsApp cujos números de telefone estão salvos em seu calendário poderão ver essas informações. Não haverá mais espiões.
Permitindo ser adicionado a grupos
Outro problema de privacidade do WhatsApp vem dos grupos Talvez você não se importe se alguém adicionar você a um grupo, mesmo que seja um prática um tanto abusiva, cansativa e muito onerosa. O problema é que existem truques para que uma pessoa que você bloqueou no WhatsApp volte a falar com você por meio de um grupo.Ou que alguém te coloque em um grupo com estranhos que pode ser feito a partir daí com o seu número de telefone. Isso não é mais o mesmo para você? Bem, você pode se proteger dessa maneira.
Existem várias maneiras de se proteger nessa situação. Para fazer isso, vá para Configurações do WhatsApp, na seção Conta e em Privacidade. Aqui, na parte inferior, você verá a seção Grupos. Clique nele para selecionar quem pode adicioná-lo a um grupo. Por padrão, o WhatsApp escolhe a opção Todos, mas você pode evitar que um estranho cujo número você não tenha adicione você se escolher a opção Meus contatos. Mas se você quiser evitar que alguém, contato ou não, adicione você a um grupo, você pode escolher a terceira opção: Meus contatos, exceto… e aqui escolha absolutamente toda a lista de contatos Com isso você fará com que o WhatsApp bloqueie as tentativas de qualquer usuário de adicioná-lo a um grupo. E é que vai pedir autorização prévia antes de entrar numa, para que saiba se vale a pena ou se é uma armadilha.
Não proteja sua conta do WhatsApp
Nos últimos anos tem havido uma barreira de segurança que está a ser implementada na maioria dos sites e serviços como redes sociais e outros domínios da Internet. Chama-se autenticação dupla (ou verificação em duas etapas) e consiste em criar uma segunda barreira ao fazer login ou assinar com suas credenciais. Desta forma, embora uma pessoa possa ter nossa senha, ela não poderá acessar nossa conta. Você precisará de dupla autenticação ou verificação, com uma senha que só você conhece.
Para ativá-lo no WhatsApp, vá em Configurações e vá em Conta. Aqui estará a seção de verificação em duas etapas. O WhatsApp permitirá que você o ative e o levará pela mão durante o processo, devendo inserir um código de 6 dígitos e o e-mail caso você se esqueça disso Informação.Assim, da próxima vez que tentar instalar o WhatsApp em outro celular, você terá que incluir este código para que ninguém mais possa fazer este processo por você.
Não bloqueie chats com sua impressão digital
É uma medida relativamente recente, e embora não seja a maior segurança, pode te ajudar a proteger os chats. E é muito difícil reproduzir a impressão digital de um usuário, por isso não custa nada que você a aproveite a seu favor. Desta forma, ninguém além de você poderá entrar no seu aplicativo WhatsApp. Claro, não é uma medida exaustiva, e você deve estar ciente disso. Mas sempre o protegerá mais do que se você não o ativar.
Vá até as configurações do WhatsApp e entre em Privacidade. No final de toda a lista de funções, você encontrará o bloqueio de impressão digital. Você só precisa clicar para acessar e ativar a função. Obviamente, você também terá que usar sua impressão digital uma vez para confirmar que é você quem a está ativando.E cuidado, o WhatsApp permite que você escolha três opções de bloqueio. Um deles, o mais seguro, é aquele que diz Imediatamente, para que toda vez que você sair do WhatsApp seu aplicativo fique bloqueado sob sua impressão digital Mas isso pode ser cansativo se você usa regularmente, então pode escolher a opção de 1 minuto ou arriscar 30 minutos. Lembre-se de que entre esses períodos seu aplicativo não estará protegido e não solicitará a impressão digital do usuário, portanto outras pessoas poderão acessá-la.
Deixe suas sessões do WhatsApp Web abertas
Você deve cuidado ao usar o WhatsApp Web em computadores É um ponto fraco do sistema que permite que outras pessoas usurpem e leia suas mensagens. Mesmo sem perceber. É especialmente perigoso se você fizer isso em computadores públicos ou aos quais outras pessoas tenham acesso. Se você não fechar sua conta, eles poderão ver seus chats, responder como se fossem você, etc.
WhatsApp notifica seu celular se houver uma sessão do WhatsApp Web aberta em um computador.Mas você pode pensar que estava no seu computador desktop e não naquele que você acabou de usar no trabalho, por exemplo. Para garantir que apenas você acesse seus chats, você deve fechar todas as sessões
Você só precisa exibir o menu do WhatsApp clicando nos três pontos e acessar a seção WhatsApp Web. Aqui você verá se há alguma sessão aberta. E o melhor: você pode fechar todas elas clicando na opção Fechar todas as sessões Com a qual você saberá que só você, do seu celular, terá acesso aos seus chats do WhatsApp .
