Índice:
Pode surpreender, mas TikTok estaria censurando conteúdo em sua rede social Mais especificamente aqueles em que apareciam pessoas feias, eram mostrou pobreza, pessoas com capacidades diversas e aquelas em que instituições como a polícia e outros órgãos do Estado são criticadas ou têm uma carga significativa de discurso político. Portanto, a rede social para jovens não pareceria tão aberta quanto parece.
A informação vem diretamente de uma reportagem do The Intercept, onde tiveram acesso a dois documentos internos do TikTok com guias de controle de conteúdo Algumas ferramentas com as quais eles garantiriam um crescimento rápido, filtrando conteúdo supostamente gratuito e aberto a todos.
Censura e controle
Se trata de dos documentos de moderación que, tras las pesquisas de The Intercept Brasil parecerían estar escritos originalmente en chino y, después, traducidos pobremente al inglés para trabajar con ellos en las diferentes oficinas de TikTok por el resto do mundo. Com eles, os moderadores do aplicativo filtrariam o conteúdo que pode chegar à aba Para Você dentro do aplicativo. Tudo isso, supostamente, para tornar o TikTok mais atraente para todos e alcançar mais pessoas.
Esses documentos aconselham os moderadores a proibir vídeos que mostrem barriga de cerveja, formas corporais não normativas, obesidade ou até magreza extrema.Eles também não falham quando se trata de cortar vídeos com rostos estranhos. E eles especificam que não apenas essa proibição foi limitada a vídeos com deformidades, mesmo rostos com muitas rugas não teriam lugar no TikTok. E aqui a coisa não acaba.
Também listados como itens para vetar no TikTok estão as referências a lugares rurais de pobreza, a lugares muito sujos ou muito bagunçados. E é que eles garantem que esses vídeos podem parecer pouco atraentes para novos usuários que acessam o aplicativo, por isso devem ser evitados.
O outro documento aborda totalmente o tópico de ou vídeos ao vivo do TikTok. Aqui, além de conteúdos pornográficos, pedófilos e sexuais que você queira evitar, há espaços para censurar outros detalhes como discursos que violem ou atentem contra a segurança nacional, ou, ainda mais marcante, insultem funcionários do Estado civil ou líderes dos próprios.E não importa se é nos países orientais ou ocidentais.
Mas todas essas linhas de controle se aplicam?
Segundo as fontes consultadas pelo The Intercept, estes documentos estariam em vigor nas mãos dos moderadores do TikTok e ativos até ao final de 2019. Claro que, quando questionado à empresa, um porta-voz garante que eles lidam com documentos diferentes e que nem sempre são aplicados. Ou não está mais ativo por algum tempo.
Em nossos testes com o TikTok, porém, não nos foi difícil encontrar todo tipo de conteúdo supostamente banido por esses documentos. De pessoas com deformidades, membros ausentes ou aparência estranha, a todos os tipos de conteúdo que geralmente não parecem morais ou agradáveis. Claro, para isso, você pode ter que pesquisar dentro da rede social.
Não esqueça que nesses documentos de censura nem sempre o perfil do usuário é fechado. Também pode ser filtrado para evitar que apareça automaticamente, mas sem removê-lo do TikTok. Uma medida que faz suspeitar que não é uma ferramenta tão acessível e diversa quanto parece. Ainda mais vindo de um grupo empresarial, ByteDance, intimamente ligado ao Partido Comunista Chinês, segundo o governo dos Estados Unidos.
Atualizar
TikTok nos enviou uma declaração sobre esta informação. “A maioria das regras apresentadas no The Intercept não são mais usadas ou, em alguns casos, parecem nunca ter sido aplicadas, mas é certo que, para transmissão ao vivo, o TikTok permanece especialmente vigilante em manter o conteúdo sexual fora da plataforma.”