Como usar o aplicativo Agência Fiscal para a Declaração de Renda 2019
Índice:
- Baixe o aplicativo Agência Tributária
- Identifique-se no app Agência Fiscal
- Que opções me oferece a app Agência Fiscal?
- Enviar a declaração pelo celular
- Ativar avisos pessoais no aplicativo Agência Fiscal
Hoje é 1º de abril. Ficou com alguma pendência na agenda? Bom, atenção: a partir de hoje você pode declarar o Imposto de Renda 2019. A crise sanitária do coronavírus parou quase tudo, mas não deu conta de atender as obrigações tributárias dos contribuintes. Todos os que tiverem de apresentar a declaração de rendimentos, podem fazê-lo a partir de hoje até 30 de junho.
A ideia do Governo é que o maior número possível de contribuintes possam receber as restituições o mais rapidamente possível, que terão início no dia 3. Não podemos perder de vista que 70% das declarações que são apresentadas saem para retornar.
Com exceção do caso de empresas e autônomos, a maioria dos contribuintes tem bastante facilidade na hora de preencher a declaração. Se o seu for simples, você deve saber que pode enviar diretamente do aplicativo da Agência Tributária A partir daqui você também pode fazer todos os tipos de consultas e verificações, portanto. .. Hoje vamos contar como funciona e como você pode aproveitá-lo.
Baixe o aplicativo Agência Tributária
Uma coisa deve ficar clara para você. O aplicativo Agência Tributária é um utilitário gratuito que a agência disponibiliza a todos os cidadãos. É por isso que você deve sempre baixá-lo de uma fonte confiável e evitar qualquer outro aplicativo que possa prometer algo relacionado a procedimentos, procedimentos ou devoluções de aluguel.Tenha em mente que durante estes dias existem muitas falsificações, golpes e trotes ligados a este tipo de procedimentos usuais. Muito cuidado.
Por precaução, vamos fornecer o link direto para os aplicativos para iOS e Android da Agência Tributária:
Aplicativo da Agência Fiscal para iOS
Aplicativo da Agência Fiscal para Android
Dito isso, a primeira coisa que você precisa fazer é baixar o aplicativo. Você precisará se identificar.
Identifique-se no app Agência Fiscal
O seguinte irá identificá-lo, caso contrário, você não poderá operar. Aperte o botão Enter e identifique-se. Só terá de o fazer uma vez, indicando a referência obtida (embora também possa aceder com o PIN).A partir daí, todas as vezes que você quiser entrar no app da Agência Fiscal, o sistema vai pedir o padrão ou código que você usa para desbloquear o telefone.
Se você tiver dúvidas sobre como obter o número de referência, considere os seguintes passos:
1. Aceda ao site da Agência Fiscal e aceda à secção Obtenha a sua referência.
2. Digite seu DNI/NIE e a data de validade. Na declaração do ano passado, localize o número contido na caixa 505 e insira-o na seção apropriada. Você receberá imediatamente o código em questão e poderá usá-lo no aplicativo. Guarde bem, pois será útil para toda a campanha do Imposto de Renda 2019.
Você pode realizar este mesmo procedimento a partir do mesmo aplicativo, dentro da seção User Portfolio. Você terá que incluir os mesmos dados, mas do celular.
Que opções me oferece a app Agência Fiscal?
Assim que você entrar, verá que o aplicativo Agência Fiscal oferece várias opções. No menu principal você encontrará o seguinte:
- Aluguel 2019
- Anos anteriores
- Ren0 (Gerenciamento de Referências)
- Avisos
- Outros serviços
- Termos e Políticas
Para iniciar a gestão de Proveitos 2019, deverá clicar, logicamente, em Proveitos 2019. Nesta secção poderá realizar diferentes procedimentos. As seções que você encontrará são as seguintes:
- Estado da tramitação: a partir daqui pode efectuar todas as verificações, uma vez entregue a declaração, como está o processo de gestão progredindo. Caso tenha recebido uma devolução, aqui poderá consultar a data de emissão da mesma, entre outros detalhes.
- Processamento minuta / declaração: a partir desta seção você acessará o coração do programa para apresentar as Rendas de 2019. Claro, para Para poder operar, você precisará acessar o serviço Renta Web, a partir do qual poderá fazer todas as modificações pertinentes.
- Dados Fiscais: esta é a seção que você deve acessar para verificar quais informações o Fisco conhece sobre sua situação fiscal em 2019. Você verá que aqui constam os dados de identificação, endereço fiscal, contribuições, empréstimos, dados cadastrais, rendimentos do trabalho, rendimentos isentos, doações, deduções, etc.
- Agendamento prévio: a partir daqui pode solicitar um agendamento presencial com a Autoridade Tributária. No entanto, deve ter em atenção que este serviço não estará operacional até 5 de maio de 2020. Também é possível que devido à situação que o país atravessa neste momento, não consiga marcar consulta até mais tarde.
- Demonstrativos de anos anteriores: se precisar, você também pode acessar os extratos de anos anteriores e baixá-los em formato PDF.
Enviar a declaração pelo celular
Se você precisa arquivar a declaração o mais rápido possível, você pode tentar o aplicativo. No entanto, recomendamos que você não se apresse. Se é trabalhador e a sua declaração não tem mais complicações, pode consultar a sua informação fiscal e, se estiver satisfeito com a informação que a Administração Fiscal tem sobre você, clique no botão enviar.
Os demais contribuintes terão que fazer alterações, adicionar informações e verificar que todas as informações que o Tesouro possui e as próprias são os corretos, porque caso contrário, eles poderiam ter problemas. É sempre melhor fazer isso no computador, com contas limpas e uma tela grande.E se necessário, com a ajuda de um gerente.
Ativar avisos pessoais no aplicativo Agência Fiscal
Se pretender ser informado de todas as alterações que ocorram na sua Demonstração de Resultados, incluindo devoluções e outras alterações ao estatuto de Rendimentos, pode aceder à secção de Avisos. Cada contribuinte cadastrado no aplicativo receberá suas próprias notificações, desde que esta opção esteja ativa. Certifique-se disso na seção Notificações do aplicativo.