Este é o aplicativo oficial em espanhol para saber se você tem coronavírus
Índice:

Embora o aplicativo original tenha sido lançado para a comunidade autônoma de Madri em 18 de março, não foi até agora que o governo espanhol apresentou oficialmente a ferramenta. Chama-se COVID-19 Assistance e é totalmente gratuito e fácil de usar. Claro, ainda limitado territorialmente a cinco outras comunidades autónomas para além da de Madrid. Assim, são os habitantes das Astúrias, Canárias, Cantábria, Castilla-La Mancha e Extremadura que podem usar o seu telemóvel ou computador para tentar encontrar informação e autodiagnosticar o Covid-19 sem necessidade de saturar os serviços de saúde envolventes.
Não te esqueças que esta aplicação é um mero teste que visa descongestionar os números telefónicos e de cuidados de saúde Assim, ajuda a reconhecer o sintomas e registrar possíveis casos de COVID-19 ou coronavírus das diferentes comunidades autônomas, com os próprios usuários realizando esse exame. Claro, note-se que não é um diagnóstico médico, pelo que os resultados terão de ser colhidos com pinças, sem que se possa ter 100% de certeza até que seja confirmado por um especialista em saúde.

Aplicativo para celular e computador
Este é um serviço ou teste em que oferecemos nossos dados e respondemos a perguntas simples para tentar diagnosticar um possível positivo para COVID-19. Sempre da teoria, claro.Pode ser consultado no computador ou no celular. O interessante é que informações, instruções e recomendações são recebidas quer se suspeite de positivo ou não Claro, no momento isso só pode ser feito se você achar que pode tem os sintomas e é cidadão de uma das comunidades descritas acima (algo que será ampliado no futuro).
- No computador: clique neste link para acessar o site oficial do governo onde pode ser encontrado o teste de coronavírus. Digite suas informações e responda apenas se tiver sintomas que possam fazer você pensar que está com o vírus.
- Do celular Você pode baixar o aplicativo pela Google Play Store se tiver um celular Android ou pela App Store se tiver um terminal de iPhone. Uma vez instalado, siga os passos indicando seus dados pessoais e respondendo às perguntas.
Com tudo isso você receberá informações de como agir diante da sua situação. Além disso, você receberá notificações para acompanhar seu estado de saúde e condições para controlar os sintomas. Tudo isso via telemática.

Um aplicativo que não rouba seus dados
Uma das polêmicas que esse aplicativo levantou desde antes de seu lançamento é a questão da coleta de dados de localização do usuário. Alertado por ferramentas usadas pelo governo chinês, o medo aumentou tanto quanto o vírus e se espalhou durante o desenvolvimento deste aplicativo de assistência COVID-19. Por este motivo, na comunicação da sua apresentação, o governo indicou que estes dados só serão transferidos se o utilizador conceder as permissões pertinentes
Além disso, os dados de localização não serão específicos, mas servirão de como referência para atribuir o caso à comunidade da qual está sendo consultado Uma ferramenta para registrar casos da forma mais confiável possível, e que não deve assustar o público.
“Todos os dados recolhidos pela aplicação são necessários para poder aconselhar cada pessoa. Em nenhum caso são utilizados para controlar o cumprimento das medidas de contenção. Apenas profissionais de saúde e autoridades competentes autorizadas terão acesso aos dados”, afirmam do ministério.