Índice:
- Compartilhe conteúdo sensível com qualquer pessoa
- Use as configurações padrão do Instagram
- Use a mesma senha no Instagram e em outros apps
- Participe de sorteios ou concursos questionáveis
- Negligenciar logins
- Compartilhar dados privados
- Tolere o bullying
Você é um usuário intensivo do Instagram? Ou você é daqueles que usa a rede social sazonalmente? Independentemente do grupo de usuários em que você esteja, você pode estar cometendo erros típicos de iniciante. Alguns são inexperientes, outros são confiantes.
Você já sabe que o Instagram, como qualquer rede social, tem suas políticas e regras de convivência. Mas também existem regras não escritas de coisas que você nunca deve fazer se quiser que o Instagram não se torne uma dor de cabeça.Dê uma olhada nesta série de sugestões.
Compartilhe conteúdo sensível com qualquer pessoa
Muitos usam a função temporária de foto ou vídeo como uma forma de “autodestruição” e não permitem que o conteúdo permaneça visível. É tão fácil quanto marcar “Visualizar apenas uma vez” e você pode ter certeza de que o conteúdo que você enviou não estará disponível após a primeira visualização.
No entanto, essa segurança extra pode funcionar apenas se você compartilhar esse tipo de conteúdo com seus amigos. Mas se você acha que pode compartilhar conteúdo confidencial com qualquer pessoa porque esse recurso o protege, você está em apuros.
Qualquer pessoa pode tirar uma captura de tela ou foto do conteúdo se quiser. Embora o Instagram o notifique quando tirar uma captura de tela de suas fotos ou vídeos, isso não impedirá as intenções da outra pessoa.
Use as configurações padrão do Instagram
O Instagram tem várias opções para configurar sua conta. Isso permite que personalize a experiência na plataforma e mantenha um certo grau de privacidade e segurança.
Então crie seu próprio espaço, com suas regras. Ou seja, você pode decidir quem e quando poderá interagir com você, ou que tipo de informação você permitirá que seja pública ou privada. Dê uma olhada nas configurações da sua conta e personalize a dinâmica do Instagram ao seu estilo.
Você tem diferentes seções com múltiplas opções, desde notificações, interações, conexões até o conteúdo que você compartilha no Instagram.
Use a mesma senha no Instagram e em outros apps
Este é um clássico. Muitos são cuidadosos com as senhas de seus e-mails e contas bancárias, mas negligenciam as que pertencem às redes sociais e às dezenas de aplicativos que utilizam em seus dispositivos.Eles acham que usar a mesma senha é uma vantagem, mas não consideram os perigos.
Se você usar a mesma senha para A, B, C…. e Z, quando alguns desses serviços ou aplicativos forem comprometidos, sua "senha mestra" estará disponível para os invasores. E você não vai demorar para cruzar os dados e ver quais contas de outras vítimas podem hackear usando as mesmas credenciais de login.
Na verdade, as 500.000 contas de usuários do ZOOM expostas nos últimos dias não se devem a um hack naquele serviço, mas sim ao cruzamento de dados com hacks de serviços anteriores. E sim, o mau hábito de usar a mesma senha para tudo facilitou para os invasores.
Então use uma senha exclusiva para o Instagram. Você pode usar aplicativos como o LastPass, que sugere senhas fortes e oferece opções para salvá-las em uma conta gratuita.
Participe de sorteios ou concursos questionáveis
“iPhones Grátis para os primeiros…”, “Sorteio internacional de 1000 dólares no PayPal” ou “Sorteamos 11 iPhones…”. Você provavelmente já viu esse tipo de postagem mais vezes do que consegue se lembrar.
E se você der uma olhada nos requisitos para participar desses sorteios, encontrará condições como "Seguir todas as contas desta lista e curtir os 3 primeiros posts", ou "Carregar X foto para sua história e mencione 5 amigos…”.
Talvez você pense que não há problema em participar, mas sem perceber você pode acabar vítima dos famosos golpes do Instagram. Como pode você identifica quando esses brindes são legítimos ou uma farsa? Explicamos detalhadamente no vídeo:
Portanto, antes de seguir inocentemente todos os sorteios que aparecem no seu feed do Instagram, teste a credibilidade deles.
Negligenciar logins
Você deixa as sessões do Instagram abertas em diferentes dispositivos? Ou você dá acesso a muitos aplicativos de terceiros à sua conta do Instagram?
Não é apenas importante que você use as opções do Instagram para proteger sua privacidade e dar segurança extra à sua conta, você também deve prestar atenção aos seus hábitos.
Certifique-se de sair do aplicativo toda vez que usar o Instagram em um dispositivo que não usa com frequência.
Para fazer isso, vá para Configurações >> Segurança >> Atividade de login. Você verá uma lista de todos os dispositivos nos quais está conectado. Se você não usa um determinado dispositivo que está na lista há muito tempo, selecione o menu com os três pontos para sair. Dessa forma, você pode monitorar quaisquer logins suspeitos.
Conecte-se apenas aos aplicativos do Instagram que você precisa
Existem muitos aplicativos desenvolvidos para melhorar algum aspecto do Instagram ou que oferecem alguma função extra. E para isso, eles precisam de permissões para acessar sua conta. Alguns você achará úteis, mas certamente acabará esquecendo a maioria deles.
Então, dê uma olhada nos aplicativos conectados nas configurações da sua conta e revogue as permissões.
Autenticação de dois fatores
Se você souber como usá-lo corretamente, este método pode dar segurança extra à sua conta, pois pode alertá-lo quando sua conta estiver conectada a partir de um dispositivo desconhecido. Você encontrará essa opção em Configurações >> Segurança >> Autenticação em duas etapas
Compartilhar dados privados
Compartilhar dados privados em qualquer rede social pode causar mais de um problema. Eu sei, o Instagram pode parecer inofensivo entre as fotos de comida, as publicações dos nossos artistas favoritos e as loucuras dos nossos amigos.
Mas essa sensação de sala de estar não se aplica quando se trata de dados privados. Nossas informações privadas, como tudo publicado na internet, sempre têm mais alcance do que pensamos.
Nosso telefone, endereço, localizações, quando e onde nossa vida acontece gera um banco de dados que pode ser explorado por pessoas mal intencionadas. Os riscos podem variar de assédio por estranhos a roubo de identidade.
Então pense duas vezes antes de compartilhar dados confidenciais na internet ou use algumas das opções fornecidas pelo Instagram para proteger sua privacidade e que suas informações pessoais sejam visíveis apenas para as pessoas você confia.
Tolere o bullying
Você não deve permitir isso em nenhuma área da sua vida, inclusive no Instagram. Você pode não saber, mas o Instagram tem várias opções para se proteger e acabar com o bullying.
- Você pode bloquear ou denunciar uma conta Esta ação é executada a partir do mesmo perfil de usuário. Você só precisa exibir o menu com os três pontos e escolher a opção correspondente. Depois de bloqueá-lo, ele não poderá mais ver seu perfil e postagens.
- Restringir perfil de perseguidor Ao contrário das opções anteriores, o perseguidor ainda poderá ver suas postagens e até deixar comentários, mas eles não ficarão visíveis. Ou seja, nem você nem o resto dos usuários do Instagram verão seus comentários.
- Você pode usar as configurações de privacidade do Instagram para determinar quem pode ver suas postagens ou histórias, mencioná-lo ou incluí-lo em hashtags.
