Índice:
- Em breve haverá um aplicativo oficial que usa este sistema na Espanha e em outros países do mundo
- Este sistema informa quando você está em contato com um COVID19 positivo
Apple e Google estão trabalhando juntos em uma nova maneira de prevenir o COVID19 Na verdade, eles concluíram a ferramenta para detectar pessoas com COVID19 e gostaríamos de lhe dizer como isso vai funcionar. A plataforma em questão ajudará a detectar positivos usando o Bluetooth do seu celular e de forma totalmente anônima. Resumindo, ele vai te dizer se você está próximo, ou já esteve, de pessoas com COVID19 sem te dizer quem é a pessoa infectada ao seu lado.
A primeira versão já está pronta, embora ainda não implementada.Ele oferecerá diferentes notificações aos usuários e funcionará dependendo do país em que você estiver, pois nem todos os regulamentos são iguais. A Apple e o Google fornecerão uma API para que os desenvolvedores possam implementar esse sistema em seus aplicativos. Apenas um desenvolvedor por país poderá utilizar esta API, ou seja, haverá apenas um app oficial deste sistema em cada nação. Também esclarecem que em nações pluralistas, como a nossa, poderiam fazer distinções. Os desenvolvedores, apesar do que você possa pensar, não poderão acessar os serviços de localização do telefone por motivos de privacidade e segurança.
Em breve haverá um aplicativo oficial que usa este sistema na Espanha e em outros países do mundo
A princípio só será possível receber esses alertas por meio de um aplicativo, mas posteriormente você pode até recebê-los em celulares que não tenham o aplicativo instaladoObviamente, o consentimento do usuário será necessário na maioria dos países para ativar o sistema. O aplicativo (ou o sistema) funcionará em segundo plano, quase não consome bateria e o usuário não precisará fazer nada.
Caso alguém esteja com COVID19, a informação pode ser adicionada ao app (deve ser feito voluntariamente) para que o app alerte quem esteve por perto disso nos últimos 14 dias. Dessa forma, será possível saber quem são aquelas pessoas que estiveram próximas de um positivo. O aplicativo também pode solicitar um código de verificação, fornecido pelo profissional de saúde, para impedir que as pessoas insiram falsos positivos no aplicativo.
Este sistema informa quando você está em contato com um COVID19 positivo
Usuários ou pessoas que estiveram perto de alguém infectado receberão uma notificação com uma lista de datas e horários em que foram infectados. Além disso, isso permitirá que você saiba se esteve dentro de casa, ao ar livre, etc. Todas essas coisas servirão para saber se realmente corremos risco ou não e também nos darão recomendações de saúde se o desenvolvedor implementar essa função no aplicativo.
Para funcionar, o sistema gera uma chave aleatória a cada 10 ou 20 minutos que é emitida via Bluetooth e coleta chaves aleatórias de terceiroscom esta função habilitada. E se aparecer alguém infectado de repente, o sistema notifica as pessoas que receberam a chave sem nenhum tipo de informação pessoal. Os telefones trocarão essas informações de forma privada e notificarão os usuários.
O sistema funcionará de forma descentralizada mas será preciso ver se os governos conseguem implementá-lo de forma justa e transparente para os usuários Alguns países estão preferindo centralizar o uso desse tipo de sistema. O bom desta ferramenta desenvolvida pela Google e Apple é que funcionará globalmente. Isso significa que, independentemente do sistema utilizado pelo usuário, ele nos permitirá saber se em todo o mundo encontramos alguém com COVID19 nos últimos 15 dias. Ajudará a não espalhar a doença se o aplicativo for usado corretamente e não identificará nenhum usuário específico. Aqui pode ver todas as imagens desta nova aplicação.