Índice:
Se quiser ir às compras ao supermercado do seu bairro e quiser ir da forma mais leve possível, basta levar as malas ou o carro, o telemóvel e as chaves de casa. A tecnologia NFC já está conosco há alguns anos para permitir que paguemos de nossos telefones celulares, entre outras funções interessantes, como identificar-se no trabalho, conectar-se rapidamente dispositivos como fones de ouvido ou conectar-se a outro celular sem ter processos complicados de troca de chaves.Você só precisa usar a parte de trás do seu celular como se fosse um cartão sem contato. Mas você pode usar seu celular para pagar no supermercado e outras lojas se for usuário do Bankia? Mesmo que você não tenha um cartão sem contato? Bem, sim, você pode. Você só precisa seguir estas etapas se tiver um celular Android.
Requerimentos mínimos
Antes de começarmos a explicar como funciona e como configurar essa tecnologia em seu celular para usá-la como se fosse seu cartão de débito, você deve levar em consideração vários requisitos mínimos. E, por questões de segurança, seu mobile não deve ser rooteado Ou seja, deve conter o software original, sem alterar a camada de personalização ou ter adquirido permissões de superusuário para ajustar até o menor detalhe de sua operação. Basicamente, significa que se você tiver um celular no qual instalou apenas aplicativos da Google Play Store, tudo ficará bem.
Também deve ser Android 4.4 ou superior O que não é difícil porque esta versão do sistema operacional móvel do Google foi lançada há mais de 5 anos . E se tem um telemóvel com tecnologia NFC, outro dos requisitos claros, é certo que já tem uma versão mais atualizada e próxima do Android.
Claro, é necessário que o Bankia tenha seus dados telefônicos. Se você contratou algum tipo de cartão ou usa o aplicativo Bankia em seu celular, é quase certo que você cadastrou seu telefone em sua conta. Você pode pedir ao seu consultor pessoal ou à agência Bankia mais próxima para confirmar se a entidade tem o seu número de telefone para poder associar o sistema de pagamento ao celular.
Em resumo:
- Seu celular não deve ser root.
- Seu telefone deve ser Android 4.4 ou superior.
- Seu celular deve ter tecnologia NFC.
- Você deve ter confirmado seu número de telefone com o Bankia.
- Você deve ter um cartão nesta entidade, seja Visa ou MasterCard.
- Como configurar meu celular como cartão de crédito
Existem duas maneiras de usar seu celular como um cartão de crédito. Uma delas é por meio do aplicativo Bankia Wallet. Se você já é usuário do aplicativo do seu banco, pode ser mais fácil para você. Tem o mesmo design que aquele e, além disso, você tem funções extras como bloquear o uso do cartão, saber o saldo, etc.
Entre na sua conta do aplicativo Bankia e exiba o menu lateral. Aqui você verá uma opção chamada Bankia Wallet. Ao clicar nele você será redirecionado para a Google Play Store, onde deverá baixar este segundo aplicativo.
Depois de fazer isso, você pode fazer login com suas mesmas credenciais para ter acesso a todas as informações do seu cartão em uso. Nesta tela você pode ver quais destes cartões estão cadastrados e ativos neste momento. E o mais importante, você pode escolher qual deseja usar a qualquer momento, apenas deslizando sobre sua imagem na parte superior. Se quiser, pode ver a conta a que estão associados e saber o saldo acessível. Além de poder verificar com eles se há limite de pagamento.
Bem então agora toque em ativar o pagamento com seu celular Para isso basta clicar nessa opção e ativar o toggle. Com isto vamos para um ecrã de informação onde nos é explicado que podemos passar o telemóvel pelo POS como se fosse um cartão contactless. E que devemos incluir o nosso código PIN nas compras de valor superior a 20 euros.Se aceitarmos as condições, passamos para a próxima tela, onde assinamos com um código de segurança que receberemos via SMS e nossa assinatura digital para confirmar
Com isso teremos a função ativada e nosso celular estará operacional para pagar com ela. Embora um pouco mais tarde, explicaremos como fazer isso passo a passo.
O outro método de pagamento que mencionamos no início desta seção é usando o aplicativo Google Pay. O serviço de pagamento do Google também nos permite registrar nosso cartão de crédito e pagar com nosso celular. O processo é semelhante.
A primeira coisa é baixar o aplicativo. Em seguida, devemos fazer login com nossa conta de usuário do Google e, na tela principal, na guia de pagamentos, adicionar um novo método de pagamento. Podemos digitalizar o cartão de crédito ou débito para evitar ter que adicionar os dados manualmenteDepois de inserir todos os dados, podemos usar o celular como um cartão. No entanto, não teremos as opções extras de segurança, revisão e controle de gastos que o aplicativo do nosso próprio banco nos oferece.
Pagando com celular
Agora que temos nosso serviço configurado e nosso celular pronto, basta efetuar pagamentos com ele. Sem ter que levar consigo o cartão de débito ou crédito Ou seja, na maioria das saídas de casa (se geralmente vivemos em zona urbana e adaptados a pagar com cartão) para poder esquecer a carteira.
A primeira coisa será garantir que temos carga no celular, claro. E então ative a tecnologia NFC do terminal Como a conexão WiFi ou Bluetooth, é conectividade sem fio e possui uma luz de ativação nas notificações da barra de ferramentas.Podemos exibi-lo e clicar em seu ícone.
https://youtu.be/R6PP-SvqmcQ
É interessante que, na primeira vez que fazemos isso, fazemos um toque longo neste ícone. Desta forma, entraremos nas configurações do NFC para ativar sua operação principal. Aqui queremos selecionar Bankia Wallet (se for o aplicativo que vamos usar por padrão) como a ferramenta padrão.
Assim, basta passar o telemóvel pelo terminal de pagamento POS. Você nem precisa de contato direto Basta aproximá-lo como o cartão sem contato (que possui a mesma tecnologia NFC) até que a transação seja realizada. Deve surgir automaticamente e instantaneamente. Mas, se algo acontecer, você pode entrar no Bankia Wallet e repetir o processo para ver na tela que a ação foi realizada.
E pronto. Se a sua compra for de valor inferior a 20 euros não terá de fazer mais nada Mas se for superior terá de intervir fisicamente junto do PDV para inserir seu código PIN e validar a transação. Será o único momento “sensível” visto que haverá contacto físico, pelo que se estiver preocupado com o COVID-19 deverá lavar as mãos após realizar esta ação, e não se esqueça de limpar bem o seu telemóvel.
