Seu backup de fotos e vídeos do WhatsApp está em perigo
Índice:
Você é daqueles que salva até o menor meme, vídeo humorístico e fotos que te mandam pelo WhatsApp? Bem, Google Photos está trabalhando para evitar que isso sature seus servidores e a capacidade de armazenamento que oferece a todos os usuários. Ou seja, há mudanças que vão limitar o backup do WhatsApp no Google Fotos como conhecemos hoje. Os testes estão em andamento e já sabemos alguns detalhes sobre isso.
Não temas. No momento, todas as suas mensagens, fotos, capturas e outros elementos estão seguros Graças ao backup que o WhatsApp permite salvar no Google Drive e, acima de tudo, para a possibilidade de fazer cópias de segurança no Google Fotos, todos esses elementos são salvos na nuvem vinculada ao seu perfil. Assim, se perder o seu telemóvel, este for destruído ou simplesmente mudar para um novo terminal, não necessita de passar por todos estes elementos. Basta fazer login com suas credenciais para acessá-las em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Mas o espaço é finito e o COVID-19 colocou usuários e empresas como o Google em uma situação difícil.
Agora, na última atualização do Google Fotos, 4.53, descobriram linhas de código que podem alterar o funcionamento normal do aplicativo.Especificamente, esta função é tão útil quanto criar cópias de segurança de pastas vinculadas a aplicativos de mensagens. Algo que, até agora, era automático. E isso pode desaparecer automaticamente. No momento parece ser apenas a intenção, sem que a função seja implementada na versão atual distribuída na Google Play Store. Mas tudo indica que o Google não quer armazenar cada uma das fotos que lhe são enviadas pelo WhatsApp, Telegram e outros serviços de mensagens.
A mensagem ao lado da linha de código fala sobre a mudança na tendência de uso devido ao COVID-19. Nesses dias de pandemia, os usuários estariam enviando um número maior de fotos e vídeos pelo WhatsApp, o que abalaria os recursos da Internet. Especificamente, o espaço nos servidores do Google Fotos, que geralmente salva automaticamente as pastas de conteúdo audiovisual do WhatsApp. Assim, em versões futuras do Google Fotos, e se os testes correrem bem, cópias de backup de fotos que chegam do WhatsApp podem ser desativadas automaticamenteCom o que suas fotos e vídeos não estariam seguros com uma cópia na Internet.
Agora, esta é uma opção nas Configurações que pode ser gerenciada manualmente. Em outras palavras, o Google Fotos não coletaria as fotos automaticamente, mas como usuários, poderíamos ativá-lo a qualquer momento.
Por enquanto teremos que esperar para ver a experiência do teste desta alteração antes que ela chegue ao Google Fotos para todos.
Outras novidades
A propósito, além do possível futuro recurso de desativar automaticamente os backups de fotos e vídeos, o Google Fotos possui linhas de código que trazem alterações para a nova versão.
Uma delas é a função de vídeo de reprodução automáticaOu seja, veja o conteúdo dos vídeos diretamente na galeria antes de clicar neles. Uma função que parece não ter sido muito bem recebida e pode desaparecer em versões futuras. No momento, só temos pistas graças à linha de código que fala sobre a desativação padrão dessa função. Embora ainda não esteja ativo.
O Google Fotos está trabalhando na capacidade de definir uma foto como a foto do perfil da Conta do Google pic.twitter.com/ROEqALiY1J
- Jane Manchun Wong (@wongmjane) 20 de junho de 2020
Outra função que em breve chegará ao Google Fotos é poder definir uma foto de perfil para este serviço. Assim, você poderá escolher uma foto diferente daquela em sua conta do Google para aparecer como cabeçalho em seu álbum de fotos. Mais uma vez, novidades que ainda estão por vir depois de passar nos testes relevantes nos próximos dias.
