Índice:
- O WhatsApp respeita a concorrência com seu sistema de pagamento?
- E por que o WhatsApp não funciona de forma independente?
Pagar com o celular está se tornando muito prático para todos nós. Ainda mais que o coronavírus está por aqui O WhatsApp, o serviço de mensagens mais popular que existe, também se pôs a trabalhar para oferecer aos usuários a possibilidade de fazer pagamentos com o aplicativo . Queriam competir, desta forma, com outros serviços que estão a fazer sucesso, como o Bizum ou o Twyp.
Recentemente, WhatsApp considerou lançar a função em modo de teste, para que apenas alguns testassem para saber se a ferramenta realmente funcionava .Os testes começaram nada mais nada menos que no Brasil. Embora quisesse testar o sistema de pagamento com poucos usuários, o WhatsApp o fez no segundo maior mercado em que atua.
O fato é que os testes não surtiram o efeito desejado. Tanto que o Banco Central do Brasil bloqueou o envio de dinheiro pelo WhatsApp, lançando pedido para Visa e Mastercard para que qualquer operação realizada seja automaticamente suspensa . Parece que o principal motivo desse bloqueio tem a ver com o desejo de preservar o ambiente competitivo. Eles alegam que não foram capazes de analisar cuidadosamente a natureza e o funcionamento do serviço de envio de dinheiro do WhatsApp.
O WhatsApp respeita a concorrência com seu sistema de pagamento?
A resposta a esta pergunta é totalmente incerta. Aliás, é exatamente isso que o Banco Central do Brasil tem pensado e por isso fechou as portas para a possibilidade do WhatsApp oferecer esse serviço no paísEles explicam que o serviço de pagamento pode causar danos irreparáveis ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), afetando principalmente a concorrência de serviços que também lidam com transferências de dinheiro. Eles dizem, por outro lado, que isso também pode afetar a eficiência e a privacidade dos dados dos usuários que usam o WhatsApp para enviar dinheiro.
De acordo com o Banco Central, esta paragem servirá para fazer uma avaliação dos riscos que a implementação deste sistema pode acarretar Querem verificar, de fato, o cumprimento da Lei 12.865 de 2013 que regulamenta este ponto. E como o serviço deve ser interrompido por ordem das autoridades brasileiras, já foi feito um alerta ao WhatsApp para que não continuem a oferecer esse serviço no Brasil.
Se o fizessem, o que é altamente improvável, a empresa teria que enfrentar o pagamento de uma multa e uma sanção através de um processo administrativo. E embora o veto seja no Brasil, tudo indica que esse fato significará um grande freio no lançamento desse serviço pelo mundo, como o WhatsApp havia prometido originalmente ao anunciar a funcionalidade
E por que o WhatsApp não funciona de forma independente?
Obviamente, o sistema de pagamento do WhatsApp não funciona de forma independente. Os usuários que quiserem utilizá-lo, teriam que associar sua conta do WhatsApp a um cartão de débito ou crédito, desde que seus responsáveis aderissem a um acordo com a empresa que presta o serviço.É por isso que após o bloqueio do serviço com Visa e Mastercard, os usuários não poderão usar este sistema de pagamento de forma alguma.
As dúvidas sobre a conveniência de o WhatsApp ter uma plataforma de pagamento própria têm a ver com o fato de o serviço de mensagens ter tantos usuários ao redor do mundo, o que poderia violar gravemente a concorrência, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo, lembrando que o WhatsApp opera globalmente em proporções ciclópicas.