YouTube copiará o TikTok com este novo recurso
Índice:
As plataformas clássicas de vídeo parecem querer se renovar diante das novas tendências. E estamos nos referindo especificamente ao YouTube, a rainha hegemônica dos vídeos de formato longo, e ao TikTok, a nova tendência que já conquistou o público jovem e não tão jovem. E é que o YouTube começou a testar uma função de gravação de vídeo no mais puro estilo TikTok: por clipes ou trechos de vídeo. Tudo isto com o objetivo de criar um vídeo final composto por vários planos.A plataforma de vídeo do Google está no caminho certo para reconquistar o público jovem?
É apenas um teste por enquanto
Como um porta-voz do YouTube relatou à mídia como The Next Web, no momento é um experimento do YouTube. Assim, alguns usuários terão encontrado a função de gravar pequenos videoclipes no aplicativo móvel do YouTube, ao enviar um vídeo no formato clássico.
Esta nova fórmula permite ativar a tela de gravação e tirar fotos ou cortes de alguns segundos, assim como no TikTok. Assim, você pode gravar um quadro por vários segundos e soltar o botão de gravação para fazer um corte. Em seguida, mostre outro quadro e detalhe. Repetidas vezes até completar tempo máximo de 15 segundos O suficiente para contar pequenas histórias, criar gags ou esquetes, relatar um acontecimento rápido ou qualquer outra coisa que aconteça nósEmbora com notável brevidade. Na verdade, no TikTok, os vídeos podem ter até um minuto de duração.
O vídeo resultante é carregado no YouTube e compartilhado regularmente. Claro, com um formato mais leve que não só denotam seus 15 segundos de duração, mas também são compostos por diferentes videoclipes. O que lhe confere dinamismo e agilidade Muito diferente dos vídeos longos, tutoriais e outros conteúdos que o YouTube costuma promover.
Mesmo com tudo, bem diferente
Embora seja claro que o YouTube quer inventar ou reinventar um formato para acompanhar a nova tendência, seus vídeos curtos terão pouco ou nada a ver com os do TikTok. E é que esta última rede social tem um caráter próprio graças às suas adições que vão muito além da duração dos vídeos.Os efeitos, as máscaras, o humor, as gravações de voz, a música ou os desafios já fazem parte do seu ADN. Algo que o YouTube parece não querer replicar.
Por enquanto, a experiência do YouTube permanece na possibilidade de gravar e formar vídeos a partir de clipes. Mas o TikTok tem ferramentas de edição bastante avançadas e inúmeras opções de retoque para mudar o estilo do vídeo ou decorá-lo até enjoar. Algo que conquistou o público jovem e todos aqueles com capacidade criativa que desenvolveram suas habilidades em meio a tantas ferramentas.
Teremos que ver se, finalmente, o experimento do YouTube funciona apesar das limitações. E, o mais importante de tudo, se o público for estimulado a usá-lo para compartilhar sua criatividade, experiências, pensamentos e vivências através do YouTube.E não em uma rede social em si. No momento, o experimento continua, portanto, verifique seu aplicativo do YouTube para Android e iPhone se você tiver essa opção ao enviar o vídeo Aqui você pode tirar várias capturas de tela e criar um conteúdo máximo de 15 segundos. A propósito, se você quiser ultrapassar esse limite, poderá fazê-lo carregando os vídeos gravados anteriormente em sua galeria. Afinal, o YouTube ainda é uma plataforma para vídeos longos onde você pode enviar conteúdo de qualquer tamanho. Mas agora com ferramentas especiais para vídeos curtos. Sem dúvida um conceito que ainda precisa ser trabalhado se quiser rivalizar com o TikTok.
