Índice:
- Preparando o celular para desinstalar os apps
- Escolha os aplicativos pré-instalados que deseja remover
- Remova todos os aplicativos pré-instalados da Xiaomi com um clique
Você está lançando um celular Xiaomi e quer se livrar de todos aqueles aplicativos que vêm de fábrica? Não é apenas uma questão de gosto, mas livrar-se de bloatware também ajudará a liberar espaço e memória em seu dispositivo.
Sim, eu sei, você tentou desinstalá-los como qualquer aplicativo baixado do Google Play e não funcionou. Neste caso, vai precisar de mais do que apenas clicar em “desinstalar”, terá de recorrer a outros métodos com a ajuda do seu PC.
Não há necessidade de root para as opções que vamos citar, mas você terá que ter cuidado seguindo os passos e as opções a selecionar. Portanto, primeiro leia cada método com atenção e depois decida se deseja experimentá-lo, por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos se algo acontecer com seu equipamento.
Preparando o celular para desinstalar os apps
Vamos tentar duas maneiras diferentes de desinstalar os aplicativos padrão do seu celular Xiaomi.
O primeiro permitirá que você escolha quais aplicativos deseja remover e o segundo removerá automaticamente todo o pacote de aplicativos pré-instalados. Para isso, precisaremos realizar uma série de configurações, começando pelo celular.
Não importa qual método você decida usar, você precisará ativar um recurso nas Opções do desenvolvedor do seu telefone Xiaomi. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Vá em Configurações >> No telefone e toque em “Versão MIUI” várias vezes até que apareça esta mensagem: “As opções do desenvolvedor agora estão ativadas”
- Agora vá para Configurações adicionais e escolha Opções do desenvolvedor.
- E como último passo, habilite a Depuração USB
Agora você tem seu celular pronto para usar qualquer um dos métodos que discutiremos a seguir. E um detalhe que você não deve esquecer: ao conectar o celular ao PC, selecione Usar USB para transferência de arquivos. Dessa forma, ele terá essas duas opções habilitadas ao se conectar ao seu computador Windows:
Escolha os aplicativos pré-instalados que deseja remover
Começamos com o primeiro método. Este permite que você selecione os aplicativos que deseja remover do seu dispositivo e consiste apenas em algumas etapas:
- Primeiro, baixe o JAVA SE Development Kit e instale-o em seu computador com Windows. É importante que seja a versão 11 ou superior, caso contrário você não conseguirá abrir a seguinte ferramenta.
- Em segundo lugar, baixe a ferramenta Xiaomi ADBFastboot (arquivo JAR) e clique duas vezes para abri-la no Windows.
- Conecte seu celular ao PC (preparado conforme mencionado anteriormente) e aguarde alguns segundos até que o Xiaomi ADB o detecte.
Se você seguiu os passos corretamente, verá uma tela como esta:
Existem inúmeras opções, mas você deve se concentrar na primeira guia “Desinstalador”. Lá você verá todos os aplicativos pré-instalados, basta selecionar os que deseja desinstalar, clicar em Desinstalar! e pronto.
E se você cometeu um erro e excluiu um aplicativo indesejado, pode revertê-lo no Reinstalador. Esse processo funciona para a maioria dos aplicativos da lista.
Este método funciona no MIUI 10 e 11 para remover aplicativos do Google pré-instalados, bem como aqueles que correspondem ao MIUI e alguns opções extras .
Remova todos os aplicativos pré-instalados da Xiaomi com um clique
Este segundo método também é eficaz para se livrar de aplicativos pré-instalados, mas não permite que você personalize o processo Ou seja, você não poderá decidir quais aplicativos deseja desinstalar e quais deseja manter no telefone, pois irá remover todos de uma vez
Os aplicativos que serão removidos do seu dispositivo com esta segunda ferramenta são:
- Google Fotos
- Gmail
- Google App
- Google Duo
- Google Filmes
- Google Music
- Google Lens
- Hangouts
- Sistema Facebook
- Facebook App Manager
- Serviços do Facebook
- FaceMoji Keyboard Lite
- Netflix Telemetry
- Yandex
- AmazonShopping
- Amazon Telemetry
- Dados de Emergência
- Manual do usuário
- Jogos
- Minha Reciclagem
- Population Alert
- Ovos de pascoa
- Meu crédito
- Meu pagamento
- Meu Drop
- Meu controle remoto
- Meu complemento remoto
- Meu Roaming
- Meu serviço de roaming
- Talkback
- Fórum MIUI
- Meu carrossel de papel de parede
- MIUI Analytics
- MIUI Demon
- MIUI MSA
- Qualcomm Telemetry
Com certeza você nem sabia que a maioria desses aplicativos existiam no seu celular. Alguns estão relacionados a pequenos processos MIUI, telemetria de alguns serviços, entre outros. Se você não sabe o que eles fazem no seu dispositivo, é melhor descobrir antes de excluí-los, pois esse processo não pode ser revertido.
Para este método, usaremos uma ferramenta compartilhada pelo MIUIblog, que você pode baixar neste link, sob o nome MIUIDebloater em um arquivo Zip.Dentro desse arquivo, há uma pasta chamada Platform-tools com uma série de ferramentas, mas estamos interessados apenas no MIUI Global Debloater, como você pode ver na imagem:
A partir de agora f altam apenas dois passos:
- Conecte o celular (já preparado para o processo conforme mencionado anteriormente)
- Clique duas vezes em MIUI Global Debloater para executá-lo
O Windows pode não permitir que você execute esta ação até que você dê permissão manualmente, escolhendo a opção “Executar mesmo assim”. Depois de executar essa ação, você verá uma tela como esta:
Para iniciar o processo basta pressionar qualquer tecla e dar as permissões correspondentes.Este processo não é reversível, então pense bem antes de autorizar qualquer ação Quando terminar, você verá que todos os aplicativos listados foram removidos do seu celular.
Um detalhe a ter em mente é que este método só funciona com uma ROM global e MIUI 11. É uma maneira rápida de se livrar de bloatware, embora você possa perder mais aplicativos do que deseja.
