6 perguntas e respostas sobre o aplicativo de rastreamento espanhol Radar COVID
Índice:
- Onde baixar o COVID Radar
- Já está disponível?
- Que informações pessoais ele coleta
- Como funciona o aplicativo
- Se eu for positivo para COVID-19, posso usar o aplicativo?
- E se eu tiver alguma dúvida?
Demorou, mas Radar COVID já está na Espanha. Embora neste momento em fase piloto ou de teste antes de chegar a todas as províncias e cidadãos para poder rastrear mais facilmente o coronavírus. Uma ferramenta que, caso os cidadãos a instalem nos seus telemóveis, lhes permitirá saber um determinado estado de exposição ao vírus, ou se se depararem com pessoas infetadas. Tudo com o objetivo de saber que você está seguro e determinar qualquer tipo de vestígio que ajude a regular as fontes de contágio ou surtos.Mas como isso funciona? É seguro? Posso baixar no meu celular? Aqui vamos dar-lhe respostas a todas estas perguntas.
Onde baixar o COVID Radar
Este é um aplicativo totalmente gratuito que vem tanto para terminais Android quanto para iPhone celulares. Assim chega aos dois grandes mercados móveis disponíveis na Espanha e no mundo inteiro.
Você só precisa visitar a Google Play Store se tiver um celular Android, ou a App Store se tiver um iPhone. Desta forma poderá encontrá-lo pelo seu nome “Radar COVID”, diferenciando-se de outras ferramentas de diagnóstico ou informação do coronavírus, ou ferramentas de rastreabilidade que outros países já lançaram em dias anteriores. Lembre-se, o Radar COVID é o aplicativo para a Espanha.
Já está disponível?
Sim e não. No momento, o Radar COVID foi lançado em fase piloto ou teste nas Ilhas Canárias.Mais especificamente em San Sebastián de la Gomera Uma forma inicial de verificar se tudo funciona como deveria antes de começar para todos os cidadãos da Espanha.
No próximo dia 20 de julho, serão analisados todos os dados coletados pelo uso do Radar COVID neste território de La Gomera Com isso passará para a próxima fase de desenvolvimento, abrindo-se a mais territórios para que mais usuários de toda a Espanha possam usá-lo.
Portanto, agora pode ser baixado com limitações, mas não poderá ser usado em sua capacidade total ou com uso normal até mais tardeDeve-se levar em consideração que falsos alertas podem até ser recebidos durante esses dias da fase piloto, que servem apenas para demonstrar que o sistema de notificação funciona. Por esse motivo, não é recomendável baixá-lo, por enquanto, até que as áreas de atuação sejam ampliadas e suas características ajustadas.
Que informações pessoais ele coleta
Radar COVID não procura espionar você, saber sua localização ou com quem você sai. São informações que ficam claras desde as primeiras telas assim que a ferramenta é instalada. Seu objetivo é mantê-lo ciente do risco de exposição. E para isso está vinculado a outros terminais, mas com um sistema que não permite conhecer cada usuário específico, sua localização, seu e-mail, seu nome ou qualquer outro detalhe
O aplicativo nem requer permissões de armazenamento ou controle de telefone para saber detalhes do seu celular ou dispositivo. Ele usa um sistema de rastreamento descentralizado que concede números de identificação de identificação aleatórios para cada celular e os cruza com os dos demais usuários. Portanto, pessoas e locais não são identificados, em vez disso, um tipo de perfil aleatório e anônimo é usado.
O que o Radar COVID vai pedir é para confirmar que você deseja enviar voluntariamente seus dados como pessoa positiva em COVID-19. Essas informações são necessárias para identificá-lo como possível portador e informar outras pessoas que possam ter cruzado com você que existe um certo risco.
As informações são enviadas de forma privada e não são armazenadas. Além disso, eles deixam claro que você nunca saberá quais são as pessoas e os locais por trás desses IDs aleatórios. Apenas os números que foram associados à pessoa que confirmou o positivo.
Como funciona o aplicativo
Basta instalar, seguir as telas de informações e ativar o sistema de alerta COVID da Apple e Google no seu celular. Tudo isso através do aplicativo.Além disso, você será solicitado a ativar a conexão Bluetooth Lembre-se disso, pois essa será a única maneira de manter o aplicativo em execução.
COVID Radar funciona constantemente em segundo plano, verificando todos os IDs aleatórios que aparecem graças à conexão Bluetooth. Desta forma, caso haja algum tipo de rastreamento com algum contato, você receberá uma notificação que avisa sobre uma possível infecção. Ele não informará qual pessoa pode tê-lo infectado ou o local onde isso pode ter ocorrido. Você apenas é informado de que fez uma travessia e os controles de saúde que você pode realizar para minimizar os riscos.
Dentro do aplicativo, um botão indica a exposição ao vírus que você teve. Pode ser baixo ou alto. Assim, você pode navegar pelo aplicativo para ler informações sobre ele e descobrir se você foi associado a pessoas possivelmente infectadas.
A propósito, o aplicativo está sempre rodando em segundo plano. Algo que pode supor um consumo adicional da bateria do seu celular Lembre-se disso ao usá-lo. Existe um botão no menu principal para ativar ou desativar o aplicativo e seu funcionamento caso você precise.
Se eu for positivo para COVID-19, posso usar o aplicativo?
Sim, na verdade você deveria. Dentro do aplicativo há uma seção especial para você. Ao relatar voluntariamente que você carrega ou carregou o vírus, você pode adicionar informações ao sistema e rastreabilidade para seguir o vírus e tentar alertar as pessoas ao seu redor ou quem tiveram qualquer contato com você.
Para declarar um positivo confirmado, você precisará de um código de 12 dígitos que as autoridades de saúde fornecerão a você em seu relatório ou análise.Sendo positivo, você terá acesso a este código para inseri-lo no Radar COVID e poderá enviar as informações para os servidores da ferramenta. Com isso você ajudará o sistema a informar todos aqueles IDs que tiveram algum tipo de contato com você.
E se eu tiver alguma dúvida?
Dentro do aplicativo Radar COVID existem diversas telas de informações bem claras sobre o funcionamento da ferramenta. Tanto sobre seu funcionamento quanto sobre a proteção da privacidade do usuário. Da mesma forma que todos os avisos que você pode receber.
Se tiver alguma dúvida sobre a sua saúde devido a ter recebido um aviso de exposição, pode ligar para o número 900 112 061 durante o expediente horário das 8h às 20h.
