Índice:
TikTok é um dos aplicativos mais populares do momento. Este app, antes conhecido como Musica.ly, conseguiu se posicionar no primeiro lugar dos downloads devido a sua mecânica altamente original. O app consiste em assistir ou criar vídeos de até 60 segundos com diferentes sons e efeitos. No entanto, o aplicativo criado pela empresa ByteDance não vive seu melhor momento. Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, confirmou que quer banir o aplicativo no país por segurança nacional.Enquanto isso, a Microsoft está tentando comprá-lo. E se a Microsoft conseguir comprar o TikTok?
O governo dos EUA quer proibir o aplicativo por motivos de segurança nacional. De acordo com vários especialistas em segurança nos EUA, o aplicativo de De origem chinesa e desenvolvido pela empresa ByteDance poderia estar coletando informações dos usuários, para posteriormente fornecê-las ao governo chinês. Donald Trump confirmou que eles vão banir o aplicativo no país. A ByteDance já confirmou em diversas ocasiões que não deixará de operar nos Estados Unidos, país onde o aplicativo tem grande repercussão, com milhões e milhões de usuários ativos, mais de 1.500 trabalhadores e com 10.000 vagas disponíveis nos próximos anos, de acordo com a própria empresa.
Por outro lado, a Microsoft está considerando a compra do aplicativo. Os rumores surgiram há algumas semanas, com o anúncio do vaneo nos Estados Unidos.Há apenas algumas horas a empresa fundada por Bill Gates confirmou sua intenção de compra, mas com algumas nuances.
O que acontecerá se a Microsoft comprar o TikTok?
Atualmenteambas as empresas estão em negociações,mas se a Microsoft algum dia comprar o TikTok, isso é o que aconteceria.
Em primeiro lugar, não seria uma compra completa no aplicativo. Microsoft tem interesse em adquirir a plataforma apenas em países de língua inglesa Entre eles, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e claro, Estados Unidos. Dessa forma, a Microsoft controlaria tudo sobre o aplicativo nesses países, incluindo as funcionalidades e a possibilidade de investidores americanos fazerem parte da empresa por meio de ações.
Por outro lado, a Microsoft garantiu que fará uma revisão de segurança de toda a plataforma caso a compra seja confirmada. Dessa forma, a empresa poderia investigar se o TikTok está realmente coletando dados do usuário e enviando para Pequim para que o governo chinês possa utilizá-los. É aqui que encontraríamos a maior mudança se a Microsoft finalmente comprasse o TikTok. A empresa poderia modificar os aspectos de privacidade nos países onde seria proprietária Como? Por exemplo, armazenando os dados coletados pelo aplicativo em servidores nos Estados Unidos ou em qualquer outro país que não a China e sem que a ByteDance tenha acesso a esses dados.
Se a Microsoft e a ByteDance (TikTok) finalmente chegarem a um acordo e todas as mudanças anunciadas pela empresa americana forem cumpridas, TikTok poderá continuar funcionando nos Estados Unidos. No momento, nada está confirmado.As negociações entre as duas empresas continuam. O prazo para essas negociações é 15 de setembro de 2020. Tudo depende da negociação entre Microsoft e ByteDance e do que o governo dos Estados Unidos decidir nas próximas semanas.