Onde baixar agora Radar Covid no Android e iPhone
Índice:
- Como instalar o Radar COVID no seu celular Android ou iPhone?
- O que o Radar COVID pode fazer?
- Quando o Radar COVID estará 100% operacional?
O Governo de Espanha prometeu que a nova app para rastrear o COVID 19 estaria disponível hoje, e a verdade é que cumpriram. Claro, eles fizeram isso pela metade porque o aplicativo, atualmente, é de pouca utilidade. Este novo aplicativo, promovido pelo Governo da Espanha, permite rastrear infecções de forma eficiente e permitir-nos saber se nos deparamos (de perto) com os infectados com COVID 19 para saber se corremos risco de contágio.
A app começou a sua fase de testes há algumas semanas em alguns CC.AA. mas a verdade é que hoje não faz praticamente nada (o que sabemos é que nessa fase beta melhorou muito seu funcionamento). No Twitter, vimos como diferentes influenciadores nos incentivaram a instalar o aplicativo, mas a verdade é que no momento não é muito útil. Já podemos baixar e instalar o Radar Covid em telefones Android e iPhone, mas no momento ele não faz tudo o que promete.
Como instalar o Radar COVID no seu celular Android ou iPhone?
Para instalar este aplicativo em seu celular, basta acessar a loja de aplicativos relevante, App Store para iPhone ou Google Play no Android; e procure o Radar COVID. Se não quiser passar este trabalho aqui deixamos-lhe os links de download de ambas as aplicações.
- Instale o COVID Radar no iPhone.
- Instale o COVID Radar no Android.
Instale o aplicativo como qualquer outro e conceda a ele as permissões solicitadas para poder usá-lo. É grátis, claro.
O que o Radar COVID pode fazer?
O que o aplicativo Radar COVID faz é rastrear todos os usuários que o carregam no celular e saber se eles se depararam com alguém infectado com COVID19. Desta forma, poderemos saber se estivemos em perigo durante o dia (embora não saibamos quem é a pessoa que encontramos, porque é completamente anônima). Tudo isso nos ajudará a saber se devemos tomar precauções, nos isolar ou se o serviço de saúde espanhol deve fazer um teste para determinar se estamos infectados.
Se o aplicativo não funcionar em sua comunidade, aproveite para se familiarizar com ele (você pode usá-los em espanhol e inglês, úteis para turistas).Você também pode contribuir para a coleta de dados já que o aplicativo vai salvar as informações dos últimos 15 dias (eles saberão quem encontramos, e isso já está funcionando ) . Isto significa que, embora até 15 de setembro não tenha os dados dos infetados, ao adicioná-los poderá dizer-lhe se nos dias anteriores se deparou com alguém positivo.
Quando o Radar COVID estará 100% operacional?
O aplicativo como tal funciona e está pronto. No entanto, cada comunidade autônoma precisa autorizá-la e ativá-la, determinando alguns protocolos a seguir de acordo com todos os dados oferecidos pelo aplicativo. Cada CC.AA. terá de estabelecer um código para que os infetados possam introduzir a informação na app (embora sejam as autoridades de saúde que poderão ativá-la).
O Governo informou que o aplicativo estaria disponível em 15 de setembro em toda a Espanha, embora a partir de 10 de agosto já pudesse ser ativado em algumas comunidades que se mostram preparadas para trabalhar com isso.No momento em que escrevo estas linhas (10 de agosto), não está disponível em nenhuma comunidade autônoma.
No entanto, como adiantamos, a app já está a relacionar os contactos que temos com outras pessoas, pelo que é útil instalá-la. Para oferecer todas essas informações, o aplicativo utiliza a tecnologia Bluetooth e algumas chaves criptografadas, que não veremos ou consumirão muita bateria em nosso celular.