TikTok roubou dados do seu celular Android
Índice:

TikTok está no centro das atenções. Nas últimas semanas, o aplicativo tem sido o principal protagonista na mídia, e não pelas funcionalidades que oferece, mas por sua possível relação com o governo chinês e rumores de que coleta dados de usuários para fins de espionagem. Os Estados Unidos estão considerando eliminar o TikTok se não vender para a Microsoft antes de setembro próximo. No entanto, a ByteDance, empresa desenvolvedora, alerta que não tem relação com o governo chinês e que o app não espiona seus usuários.Um novo relatório revelou que o TikTok realmente coletou dados de telefones Android.
Como o Wall Street Journal descobriu, uma versão mais antiga do aplicativo coletava os endereços MAC de terminais Android sem nenhum avisoA empresa mal avisou ao Google que o aplicativo estava coletando esse identificador de rede exclusivo em cada dispositivo, violando assim uma das políticas de privacidade e segurança da Play Store. Este roubo de dados durou 15 meses. Felizmente, terminou em novembro passado, após uma atualização do aplicativo.
Embora seja verdade que o TikTok usou um sistema para criptografar esses dados e, assim, evitar vazamentos ou roubos, descobriu-se que esse mecanismo não oferecia o padrão de segurança. Além disso, Google proibiu a capacidade de coletar identificadores exclusivos, como endereços MAC ou IMEIs, desde 2015. Enquanto a coleta do TikTok ocorreu entre 2018 e 2019. Anteriormente, esses identificadores eram combinados com o ID para veicular anúncios personalizados para cada usuário, mas eram proibidos por serem identificadores únicos e não anônimos .
TikTok confirma que a versão atual é segura

O Google não informou sobre essa prática do TikTok. A empresa que desenvolveu o aplicativo de vídeo enviou um comunicado alertando que o aplicativo está em constante atualização para oferecer maior segurança, e que atualmente o TikTok não coleta endereços MAC
Estamos constantemente atualizando nosso aplicativo para acompanhar os crescentes desafios de segurança, e a versão atual do TikTok não coleta endereços MAC. Sempre incentivamos nossos usuários a baixar a versão mais atual do TikTok.
Levando em conta que essa prática acabou meses atrás, e que o Google Play costuma atualizar os aplicativos automaticamente, o app não estaria mais coletando dados do seu celular. No entanto, é aconselhável verificar se você possui a versão mais recente. Basta acessar o Google Play > Meus aplicativos e verificar se há atualizações disponíveis.
TikTok corre o risco de ser removido dos Estados Unidos, pois o governo de Donald Trump o considera uma ameaça à segurança nacional. A Microsoft está atualmente em negociações com a ByteDance para adquirir o aplicativo em países de língua inglesa Neste Dessa forma, a Microsoft pode armazenar dados do usuário em servidores fora da China, para que seja seguro. Além disso, caso a compra seja confirmada, a empresa fundada por Bill Gates também confirmou que analisará o app para verificar se é totalmente seguro.Nada confirmado ainda.